Dona da Uniqlo ultrapassa Inditex e torna-se a retalhista de moda mais valiosa do Mundo

A Fast Retailing viu o seu valor de mercado subir esta semana para 103 mil milhões de dólares. A empresa japonesa responsável pela marca Uniqlo é agora a retalhista de moda mais valiosa do Mundo, de acordo com o Nikkei Asia, superando mesmo a Inditex.

Segundo a mesma publicação, esta é a primeira vez que a Fast Retailing ultrapassa a gigante espanhola dona de insígnias como Zara, Pull and Bear ou Massimo Dutti, cujo valor de mercado ronda os 99 mil milhões de dólares.

O segredo da Fast Retailing poderá estar na recuperação económica do mercado asiático, que começou a dizer adeus à pandemia e ao novo coronavírus mais cedo do que outras regiões. Ao investir fortemente em países como a China, a Fast Retailing conseguiu chegar a consumidores prontos a comprar, ao passo que a Inditex se vê a braços com lojas fechadas.

Do total de 2.298 lojas Uniqlo em todo o Mundo (dados de Novembro), 60% tem morada no continente asiático (excluindo o Japão). A China é o segundo país com mais lojas, contabilizando 791. A Zara, por seu turno, concentra apenas aproximadamente 20% das suas lojas na Ásia.

Além disso, o Nikkei Asia sublinha que a Fast Retailing sempre apostou no vestuário casual, pelo que estava melhor posicionada para responder às novas necessidades do teletrabalho e do confinamento.

Em termos de receitas, contudo, a Fast Retailing cai para o terceiro lugar da tabela, com cerca de 18,9 mil milhões de dólares no exercício fiscal anterior. Neste caso, a Inditex é mesmo rainha, com 34,1 mil milhões de dólares. A H&M surge em segundo lugar, com 22,5 mil milhões de dólares.

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