Dona da Terra Nostra investe em leite de “vacas felizes”

A Bel Portugal, empresa que detém a marca Terra Nostra, irá investir sete milhões de euros no “Programa Leite de Vacas Felizes”, com o objectivo de diferenciar o leite açoriano.

A Bel Portugal, empresa que detém a marca Terra Nostra, anunciou ontem o lançamento do “Programa Leite de Vacas Felizes”, que visa certificar os seus cerca de 500 produtores exclusivos na ilha de São Miguel, nos Açores. A premissa passa por comunicar que o leite produzido naquela região, onde as vacas pastam ao ar livre, é o melhor do mundo.

Na apresenção do programa, que decorreu em Ponta Delgada, Ana Cláudia Sá, directora-geral da Bel Portugal, sublinhou que o programa representa uma «viragem histórica». «O leite que sai daqui é diferente. Os Açores são um oásis no meio da poluição», afirmou a responsável, acrescentando que este projecto irá, a médio-longo prazo, permitir a «projecção dessa diferença».

No âmbito do “Programa Leite de Vacas Felizes”, todos os fornecedores de leite da Terra Nostra serão incentivados a cumprir um conjunto de 177 normas e requisitos no que toca à pastagem, bem-estar animal, qualidade e segurança alimentar, produção sustentável e eficiência, os cinco pilares do projecto. Ao longo do processo, a Bel Portugal, através de uma equipa própria de 10 pessoas, irá acompanhar e aconselhar os produtores através de suporte técnico, apoio na aquisição de sistemas informáticos e benefícios fiscais (como a concessão de bolsas de estudo para os filhos de produtores que pretendam formar-se na área da agricultura).

Os produtores serão alvo de auditorias, sendo que os que não consigam atingir o nível de certificação exigido pela Bel Portugal – isto é, 90% das boas práticas e 100% dos requisitos -, poderão deixar de colaborar com a companhia. O objectivo da empresa passa por ter cerca de 20% dos produtores certificados no espaço de três anos.

A longo prazo, a melhor matéria-prima será distinguida com o selo “Leite de Vacas Felizes” que poderá ser visível nos produtos da Terra Nostra (queijo, manteiga e leite UHT). «A utilização do selo será feita quando fizer sentido. Para já, destina-se apenas aos produtores», que terão um «benefício de valorização do seu leite», sublinhou Eduardo Vasconcelos, director de Recolha de Leite da Bel Portugal.

O “Programa Leite de Vacas Felizes” resulta de três anos de preparação e irá integrar, já este ano,  um plano de investimento de cerca de sete milhões de euros por parte da Bel Portugal, que será ainda canalizado para algumas melhorias nas suas unidades fabris. No ano passado, a empresa, que detém ainda marcas como Limiano, Vaca que Ri e Mini Babybel, facturou cerca de 130 milhões de euros.

Texto de Daniel Almeida

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