Do oceano à lua: Michelin produz vela automática para barco e pneus para rover lunar

A Michelin há muito que não é só uma empresa de produção de pneus para automóveis. Também já enveredou pelo mundo gastronómico, com as suas estrelas Michelin, e ainda pelo Espaço, numa parceria com a NASA.

Mas o mar não está fora dos planos. Aliás, a empresa desenvolveu o Wisamo, um sistema de vela automatizado com o qual os grandes barcos podem aproveitar a força do vento para se mover no mar. Trata-se de um aparelho resistente e eficiente, preparado para resistir às condições meteorológicas mais exigentes e adversas que se podem encontrar nos oceanos, revela a Cinco Días. Com esta invenção, os navios podem reduzir a sua dependência nos combustíveis fósseis e diminuir as emissões de gases com efeito de estufa.

Com o mar conquistado, o Espaço passa a ser a sua última fronteira. Mas até para isso tem solução: começa pela lua, que está mais perto, e vai ajudar a transportar os astronautas de volta à Terra na nova missão lunar da NASA.

A missão da Michelin na Artemis III é criar um pneu capaz de suportar as condições mais extremas do satélite do nosso planeta, com temperaturas que podem chegar aos 100 graus e inferiores a 240, assim como exposição a radiação. Esta investigação não só abre novas possibilidades à exploração espacial, como à mobilidade na Terra, já que as inovações podem ter aplicações práticas na vida quotidiana.

Os pneus lunares podem servir de molde a pneus terrestres mais duradouros e eficientes em condições complicadas, como terrenos instáveis ou climas adversos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Michelin (@michelin)