Do Facebook ao Instagram. Qual é a melhor hora para publicar nas redes sociais?
Será necessário mais do que uma mão para contar as mudanças que se fizeram sentir ao longo do último ano e a lógica associada aos melhores momentos para publicar nas redes sociais talvez não seja a mais evidente. Mas, segundo a Sprout Social, há, de facto, alterações a ter em consideração quando se desenha a estratégia de uma marca no que a partilhas online diz respeito.
A mais recente análise sobre o tema mostra que, no geral, os níveis de engagement aumentaram, tanto nas diferentes plataformas como nas mais variadas indústrias. A pandemia de Covid-19 levou negócios e empresas de todas as áreas a olharem para o digital como um novo canal para chegar aos consumidores e isso sente-se também nos melhores horários para publicar conteúdos.
Depois de analisar os dados de mais de 20 mil clientes, a Sprout Social descobriu, por exemplo, que terças, quartas e sextas-feiras, entre as 9h e as 13h, são os melhores momentos para publicar no Facebook. Por outro lado, é melhor fugir de partilhas ao sábado, nesta rede social.
Face a outros anos, verifica-se que, em 2020, houve poucas alturas em que o Facebook tenha registado maus resultados. Sendo esta a rede social mais popular a nível mundial, não é de estranhar que tenha sido uma das eleitas para passar o tempo de confinamento.
Quanto ao Instagram, a Sprout Social indica que terças-feiras, das 11h às 14h, e segunda a sexta-feira, às 11h, são os melhores horários para as marcas apresentarem novos conteúdos. O domingo, por seu turno, será o pior dia.
Neste caso, destaque para o aumento da actividade no Instagram ao longo de todo o dia. Se, antes da crise sanitária, esta poderia ser uma plataforma mais visitada ao final do dia, por exemplo, o mesmo não se verifica agora: o engagement durante os dias úteis tornou-se mais denso, a par dos serões e dos fins-de-semana.
Passando para o Twitter, a mesma análise aponta para quartas-feiras, das 9h às 15h, e terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 11h, como os melhores momentos para marcas que procuram níveis elevados de interacção. Já o sábado deve ficar de fora dos planos de gestão de redes sociais.
No LinkedIn, terça a quinta-feira, das 9h às 12h, parecem ser os melhores horários para publicar, ao contrário do domingo, que surge como o pior dia para esta plataforma dedicada a conteúdos profissionais.