Do doce fino à cataplana: Algarve aposta no turismo criativo

A nova campanha do Turismo do Algarve tem como objectivo posicionar o destino no segmento do turismo criativo, dando a conhecer as artes e ofícios que os turistas podem explorar na região.

A campanha insere-se no âmbito do projecto Algarve Craft & Food (ACF), que pretende estimular e internacionalizar as indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e nos produtos agroalimentares locais do Algarve. O filme, que tem pouco mais de dois minutos, foi produzido pela New Light Pictures, está disponível nas versões portuguesa, espanhola e inglesa e apresenta o Algarve como um “território plural com uma alma só”.

Além deste filme, o projecto Algarve Craft & Food, que é dinamizado pelo Turismo do Algarve, pela Tertúlia Algarvia e pela cooperativa QRER, contempla várias fases que culminarão na criação de 10 programas de turismo criativo até ao Verão do próximo ano. Aprender a confeccionar uma cataplana ou um doce fino de amêndoa, a trabalhar o esparto, a moldar uma taça em barro ou a fazer pão tradicional da serra algarvia são exemplos das experiências criativas que estão a ser desenhadas para os turistas usufruírem a partir de 2023.

Até lá, está em fase de conclusão a brochura dedicada ao turismo criativo, com execução a cargo do Turismo do Algarve, e estão em curso os Prémios Algarve Craft & Food, que distinguirão os melhores produtos e programas turísticos criados no âmbito do projecto, bem como a melhor peça de comunicação (artigo/reportagem) publicada sobre o ACF. Até ao próximo dia 20, poderão concorrer aos prémios todos os produtores, artesãos e agentes turísticos que tiverem aderido ao projecto e ainda meios ou profissionais de comunicação social que o tenham divulgado desde o seu lançamento, em Fevereiro passado.

Veja aqui o filme da campanha:

Artigos relacionados