Directores de revistas e jornais portugueses unidos contra a pirataria
A Marketeer e a Executive Digest, revistas do Multipublicações Media Group, juntam-se ao apelo conjunto de alguns dos maiores órgãos de comunicação de social de Portugal no sentido de pôr fim à pirataria. Maria João Vieira Pinto, directora de redacção dos dois títulos, subscreve uma carta aberta aos leitores em que é pedido para que não partilhem ou recorram a versões pirateadas de jornais e revistas portugueses.
«Porque acredito, mesmo, que uma sociedade sem informação é uma sociedade sem formação, sem passado nem futuro, e quero acreditar também que depois desta pandemia continuaremos, por muitos anos, a ler bom jornalismo escrito em português, não podia deixar de aceitar o convite do João Vieira Pereira, director do Expresso – assim como a uma mão cheia de directores de outros jornais e revistas – para assinar esta carta em nome das revistas que dirijo, a Marketeer e a Executive Digest», sublinha Maria João Vieira Pinto.
Em baixo, a carta assinada por duas dezenas de directores:
“Caro leitor(a),
Na actual situação extraordinária em que vivemos, a importância do acesso a informação credível tem sido ainda mais realçada. Sentimos, da sua parte, essa exigência todos os dias e estamos deste lado a trabalhar continuamente para lhe fazer chegar os melhores conteúdos. Para que isso seja possível há, em cada órgão de informação, dezenas ou centenas de profissionais, de jornalistas a fotógrafos, de gráficos a colunistas que garantem a sua continuidade.
Para conseguirmos manter a qualidade precisamos da sua colaboração no combate à pirataria.
Diariamente, versões em PDF, com a totalidade dos jornais e revistas nacionais, são partilhadas por e-mail, WhatsApp ou em redes sociais, numa clara violação dos direitos de autor. Esta partilha, além de ser um crime, é uma ameaça à sustentabilidade financeira das empresas, à informação livre e independente e no limite coloca em causa milhares de postos de trabalho.
Por isso, numa iniciativa inédita, os directores de vários jornais e revistas juntam-se agora para lhe pedir que nos ajude a travar a pirataria, convidando os leitores a assinarem as edições digitais ou a dirigirem-se ao ponto de venda mais próximo.
Diga não à pirataria e sim à informação de qualidade.”
João Vieira Pereira, Expresso
André Veríssimo, Negócios
Bernardo Ribeiro, Record
Carla Borges Ferreira, Meios & Publicidade
Cláudia Lobo, Visão Júnior
Domingos Andrade, Jornal de Notícias
Eduardo Dâmaso, Sábado
Ferreira Fernandes, Diário de Notícias
Filipe Alves, Jornal Económico
José Carlos de Vasconcelos, Jornal de Artes Letras e Ideias
José Manuel Ribeiro, o Jogo
Mafalda Anjos, Visão
Manuel Carvalho, Público
Maria João Vieira Pinto, Executive Digest e Marketeer
Mário Ramires, Sol e “i”
Octávio Ribeiro, Correio da Manhã
Rui Tavares Guedes, Courrier Internacional
Sérgio Magno, Exame Informática
Tiago Freire, Exame
Vítor Serpa, a Bola