Director Criativo da Publicis lança galeria digital que retrata o teletrabalho
Nas várias reuniões virtuais em que Guilherme Nunes participou desde que o teletrabalho começou a ser uma realidade recorrente em Portugal, o director Criativo da Publicis Lisboa decidiu tirar fotografias. O resultado deste exercício pode ser, agora, encontrado no site Home Office Home, onde os retratos dos seus colegas de conversa à distância desempenham o papel principal.
“O fotógrafo Gui Nunes está a registar, em cada reunião em salas virtuais que participa, aquilo que respira, ainda humano, em nossos distanciamentos, confinamentos, isolamentos”, lê-se na descrição do projecto, assinada pelo amigo Pedrinho Fonseca. A ideia de Home Office Home é mostrar os rostos de quem transformou a casa em escritório em período de quarentena, sublinhando os seus sorrisos mas também as suas distracções ou momentos de foco.
Numa publicação no seu Instagram, Guilherme Nunes partilha que nunca gostou de fotografar pessoas, talvez por se sentir intimidado. Porém, durante o confinamento, o ecrã foi o único ponto de contacto com várias pessoas e percebeu que gostaria de registar esses momentos.
«Me vi cara-a-cara com as pessoas única e exclusivamente através das telas. Ora felizes, ora tristes. Ora inseguras, ora confiantes. Com estresse, com medo do bicho, com incertezas sobre o futuro. Mas nunca, nunca mesmo, sem dar uma boa risada – nem que fosse de nervoso – no meio do perrengue todo. Um dia, comecei a tirar retratos espontâneos das salas de reuniões virtuais de cada dia, tentando captar, sem querer e saber, a prova de que as conexões não se perderam, mesmo estando longe», explica.
O director Criativo promete continuar a actualizar o site ao longo das próximas semanas com mais fotografias e recorrer ao Instagram para contar mais pormenores sobre cada um dos protagonistas.