Diferença de preços entre lojas pode chegar aos 50% para os mesmos produtos
O KuantoKusta fez uma análise a dezenas de produtos de puericultura, higiene pessoal, de limpeza e ração animal entre 13 e 20 de Março e concluiu que existe uma grande amplitude nos preços praticados pelas diferentes lojas. Há valores que chegam a ser cerca de 50% mais baixos do que os preços mais altos praticados por alguns comerciantes.
No cabaz de produtos de puericultura, composto por 11 artigos diferentes, o custo mais baixo para o total desta lista foi de 111,21 euros, o que representa uma oportunidade de poupança de 42,43% em relação aos preços máximos dos artigos do cabaz (193,18 euros).
Entre os produtos com a maior amplitude de preços praticados estão a papa Cerelac (o valor mais baixo encontrado pelo KuantoKusta foi de 1,50 euros e o preço mais alto praticado foi de 6,90 euros), o creme para muda de fraldas (5,48 euros vs. 11,49 euros) e o creme hidratante (10,71 euros vs. 20,94 euros).
Na lista de 12 produtos de higiene pessoal, que inclui gel de banho, desodorizante, máquina de barbear, pasta de dentes, entre outros, o custo mínimo deste conjunto de artigos foi de 115,93 euros, menos 50,25% que o valor mais alto encontrado para os mesmos artigos, de 233,02 euros. O preço médio total foi 165,20 euros.
Já nos sete produtos de limpeza analisados, o preço total mínimo calculado foi de 23,47 euros, menos 30,71% que o preço total máximo, que chegou aos 33,87 euros, e menos 19,62% que o custo médio praticado de 29,20 euros. Foi no spray desinfetante que as diferenças encontradas foram maiores (2,03 euros vs. 5,42 euros).
Nos artigos de ração animal analisados, o preço mais baixo da embalagem para gatos foi de 31,41 euros, menos 14,99% do que o valor mais alto encontrado de 36,95 euros e menos 5,79% que o preço médio de 33,34 euros. Quanto à ração para cães, o preço mínimo foi de 46,70 euros, menos de 15,08% do que o preço máximo de 54,99 euros e menos 4,09 euros do que o valor médio de 48,10 euros.
«Algumas lojas têm condições para ter bons posicionamentos de preço, enquanto outras têm outros factores que as diferenciam. Lojas especializadas em determinados produtos acabam por não conseguir ter preços competitivos noutros, daí ser importante que o consumidor tenha sempre muita atenção no momento de fazer compras», comenta, em nota de imprensa, Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta.