Dicionários Oxford escolhem emoji para palavra do ano

Das conversas privadas saltaram para as campanhas de publicidade e, agora, para os dicionários Oxford. Falamos de emojis, os símbolos digitais que, pela primeira vez, foram incluídos na corrida à palavra do ano e que acabaram mesmo por vencer. O concurso organizado pelos dicionários Oxford, à semelhança do que acontece em Portugal com a Porto Editora, teve como vencedor o emoji conhecido por “Face with Tears of Joy” ou “Rosto com Lágrimas de Felicidade”.

No anúncio, a organização explica que este emoji é o que melhor representa o ambiente, estado de espírito e as preocupações de 2015., tendo sido o mais utilizado, este ano, a nível global. A recolha dos dados contou com a tecnológica Swiftkey enquanto parceira.

Ao lado deste emoji na lista de finalistas para a palavra do ano dos dicionários Oxford estavam, de facto, palavras. “Ad blocker”, “refugiado”, “dark web”, “lumbersexual”, “brexit” e “they” (referindo-se ao pronome utilizado para identificar pessoas sem sexo especificado) foram algumas das palavras que chegaram à shortlist.

Artigos relacionados