Dia Mundial da Poupança: controle as finanças e diga adeus ao caos com estas dicas

Hoje comemora-se o dia mundial da poupança numa altura em que a pressão económica global tem vindo a aumentar e a literacia e o conhecimento financeiro tornaram-se cada vez mais essenciais. Neste sentido, importa refletir qual o papel que as empresas devem ter para a promoção do bem-estar financeiro dos seus colaboradores.

De acordo com um estudo da WellSteps, 34% dos colaboradores consideram que o estado mental é afetado pelos seus problemas financeiros e, apenas 42% conseguem viver tranquilamente face ao aumento do custo de vida.

Desta forma, e pelo impacto que estas consequências têm no desempenho profissional,  tem vindo a tornar-se cada vez mais importante para as empresas dotar os seus trabalhadores das ferramentas necessárias para uma gestão financeira mais eficiente.

Neste sentido, a GoodHabitz, especialista em formação e-learning corporativa, assinala o Dia Mundial da Poupança com algumas estratégias sobre gestão financeira adaptadas à realidade corporativa atual. Através destas ferramentas, pretende ajudar as empresas e colaboradores a enfrentar os desafios financeiras e a promover hábitos sustentáveis, essenciais para o bem-estar dos colaboradores:

Poupar de forma automática:

Transferir uma percentagem mensal fixa para uma conta poupança é o primeiro passo para poupar de forma constante e estar preparado para qualquer imprevisto financeiro que possa surgir. Apostar em maior disciplina financeira conduz a maiores poupanças.

Implementar um orçamento pessoal eficaz:

Um dos primeiros passos é compreender como o dinheiro é gasto. Criar um orçamento eficaz é essencial para identificar gastos desnecessários e criar prioridades financeiras. O principal objetivo desta estratégia é fornecer uma visão mais clara da distribuição dos recursos, proporcionando a tomada de decisões financeiras mais conscientes e responsáveis.

Adotar um consumo inteligente:

É fundamental controlar os gastos impulsivos e tomar decisões de compra mais inteligentes, para uma gestão financeira eficaz. A implementação de práticas que auxiliem os colaboradores a avaliar de forma minuciosa as suas necessidades antes da realização de uma compra, pode fazer toda a diferença. Através desta prática é possível não só incentivar a poupança, como também promover decisões de compra mais alinhadas com os objetivos financeiros.

Segundo Raquel Gaspar, marketing manager da GoodHabitz “a literacia financeira ajuda não só os indivíduos, mas também as empresas. Se os colaboradores se sentirem financeiramente mais estáveis, estarão mais focados e serão mais produtivos no seu trabalho. O nosso objetivo através dos cursos que oferecemos como “Compras Inteligentes” e “Finanças Pessoais”, é ajudar as empresas e os seus colaboradores a tomar decisões inteligentes e prepará-los para qualquer imprevisto financeiro que possa surgir, em contexto de trabalho ou na sua vida pessoal”.

Artigos relacionados