Dia dos Namorados é o terceiro maior momento de vendas de perfumes
O sector de perfumaria e beleza tem três grandes momentos de vendas ao longo do ano. Depois do Natal e da Black Friday, surge o Dia dos Namorados, data tradicionalmente associada a presentes desta área de produtos.
De acordo com dados do Perfume’s Club, os perfumes foram o produto deste sector que mais se destacou em 2020, correspondendo a mais de 54% de todas as vendas do portal online em Portugal, neste período. Ao contrário do que poderia ser expectável, as mulheres são as principais compradoras (69%).
A mesma análise aponta ainda Lisboa e Porto como responsáveis por 66% do total das vendas nesta época, sendo que a capital portuguesa destaca-se com uma fatia de 42,42% do volume de negócios em campanhas anteriores do Dia dos Namorados da Perfume’s Club. Setúbal (5,72%), Braga (4,11%) e Aveiro (3,09%) fecham o top 5.
Por idades, o portal aponta para as consumidoras mais jovens como as mais interessadas neste tipo de produtos: o segmento até aos 34 anos é responsável por mais de um quarto (26%) das compras. Na vizinha Espanha, por exemplo, o valor é ligeiramente inferior, ficando-se pelos 23,3%.
Para 2021, a tendência será de crescimento, tendo em conta as restrições à circulação impostas na sequência da pandemia de Covid-19. «Este ano, a compra de prendas de perfumaria e cosmética online crescerá de forma muito significativa, como já estamos a notar nos primeiros dias da nossa campanha de São Valentim», indica Gerardo Cañellas, fundador e CEO da Perfume’s Club.
Segundo o mesmo responsável, as previsões do portal online são de vendas de mais 25% a 30% face ao mesmo período do ano passado.