Descobrir a Viúva Lamego pelos olhos de Siza Vieira

Para celebrar os 170 anos da Viúva Lamego, a marca criou um livro que retrata a sua história, um projecto que contou com a participação de Siza Vieira.

“Viúva Lamego: Through the eyes of Siza Vieira” surge pela mão da agência GMA Creative Firm, que tinha como objectivo espelhar a história da empresa, numa viagem com a curadoria de Siza Vieira. «O que diferenciou este desafio foi a extensa pesquisa realizada, poder ouvir o arquitecto Siza Vieira, conhecer os processos da fábrica, e conseguir cruzar os seus exemplos com o que, de forma geral, a Viúva Lamego é capaz de oferecer a quem queira fazer história com ela: obras monumentalmente pormenorizadas ou detalhes executados com monumental perfeição. Aqui, nem um azulejo quadrado se pensa de forma quadrada», afirma Graça Martins, sócia da agência.

Fundada em 1849, a Viúva Lamego tem no trabalho com arquitectos e artistas um dos seus traços mais distintivos. A colaboração da fábrica de azulejos com o arquitecto distinguido com o Pritzker, Álvaro Siza Vieira, foi por isso o ponto de partida para Viúva Lamego: Through the eyes of Siza Vieira, o livro que a GMA Creative Firm concebeu para os 170 da marca.

Gonçalo Conceição, CEO da Viúva Lamego, afirma que é dever da marca garantir que o legado recebido fica documentado, para que as gerações seguintes possam conhecer a história da empresa. «Grande parte disso passa por dignificar o trabalho das equipas de pessoas talentosas que tornaram a Viúva Lamego o que ela é hoje. Este livro, que celebra uma das colaborações mais importantes que fizemos ao longo dos anos – e, seguramente, a mais relevante na área da arquitectura –, aproxima-nos da identidade e da história da fábrica, através das palavras do arquitecto Siza Vieira», afirma.

Viúva Lamego: Through the eyes of Siza Vieira é uma edição limitada a 170 exemplares numerados, com textos em inglês, com 160 páginas ilustradas.

Artigos relacionados