Desafios económicos não abalam marcas portuguesas. EDP, Galp e Pingo Doce lideram top das mais valiosas

As marcas portuguesas continuam resilientes, mesmo perante as adversidades económicas enfrentadas recentemente, revela uma análise da Brand Finance. De acordo com os dados, a EDP lidera o conjunto de insígnias com um aumento de 4% em valor de marca, para 2.5 mil milhões de euros.

Embora a insígnia tenha de lidar com algumas complicações em termos de lealdade do consumidor e força da marca, a EDP também lidera a percepção de valor em sustentabilidade com 258 mil milhões de euros, demonstrando a importância crescente de iniciativas amigas do ambiente para a percepção de marca.

No top 3 da Brand Finance surgem ainda a Galp e o Pingo Doce, que demonstram “resiliência perante condições de mercado adversas”.  E no 4.º lugar está o Continente, que teve um crescimento em valor de marca de 49%, fazendo subir a marca do 6.º lugar onde se encontrava.

Já o Recheio destaca-se como a insígnia que mais rapidamente evoluiu, com um aumento de valor de marca de 76%. O resultado deve-se à capitalização feita em hotéis, restaurantes e cafés.

Por sua vez, a NOS solidifica a sua posição enquanto a marca mais forte em Portugal, com um aumento de 10% no valor de marca e uma melhoria no índex de Força de Marca.

«O ranking deste ano demonstra a capacidade de adaptação e inovação das marcas portuguesas. Embora persistam desafios, particularmente no que respeita à fidelização dos clientes e à volatilidade do mercado, a tendência geral mostra o panorama robusto e dinâmico das marcas portuguesas», afirma, em comunicado, Pilar Alonso Ulloa, Brand Finance director.

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