Delta Q reencontra Bruno Nogueira para combinar humor e café!
A Delta Q lança uma nova campanha que revela o modo como cada consumidor, à sua maneira, se foi tornando um apaixonado pelo café e pela marca, contando com Bruno Nogueira – de volta à marca 17 anos após a primeira campanha.
Os episódios recriam situações do quotidiano entre o humorista e consumidores “Expressialistas” – ou, melhor, especialistas em expresso.
Para a marca, ser Expressialista é ser apaixonado pelo seu café, autêntico e de gosto português. Uma paixão partilhada por todos os fãs da marca, com o Bruno, o Ulisses, a Susana e outras personagens da campanha.
Mónica Oliveira, directora de Marketing e Comunicação de Cafés do Grupo Nabeiro, sublinha que a parceria entre Bruno Nogueira e a Delta Q se desenvolveu ao longo dos anos, reforçando uma ligação que começou em 2009. «Esta é a combinação perfeita para nos afirmarmos o nosso posicionamento utilizando o humor como um veículo de comunicação transversal. Chegando a uma grande amplitude de consumidores, sobretudo aqueles que gostam de ver a chávena meio cheia e são sensíveis a um humor com pertinência», determina a profissional.
A campanha pretende manter a relevância da marca junto de um público mais jovem, destacando o café como estimulante dos sentidos… e do humor. Porque se o café desperta os sentidos, desperta também o sentido de humor. Aqui, o café é sinónimo de partilha e o humor é um veículo de contacto com entusiastas de café, num tom mais leve, relacionável e próximo da audiência. «Queremos reforçar o posicionamento da marca como especialista em café, com um twist humorístico, e reforçar a nossa notoriedade, mantendo-nos relevantes para todos os grupos de consumidores, aproximando-nos das gerações mais jovens», sublinha.
Questionada sobre a forma de como o humor pode ajudar a Delta Q a comunicar de uma forma mais relevante, Mónica Oliveira não tem dúvidas: «Através do humor, conseguimos criar uma maior afinidade e estabelecer uma conexão emocional com os consumidores. Ao utilizar o humor como veículo de comunicação, para além de contribuir para humanizar a marca, queremos trazer uma perspectiva humorística ao dia-a-dia dos nossos consumidores contribuíndo também ele possam ver o mundo de uma forma mais positiva. Com isto não estamos a desacreditar a nossa marca, mas sim a trazer uma maior leveza ao universo da comunicação. A comunicação não tem de ser sempre seria, as marcas podem brincar consigo próprias.
De acordo com a mesma responsável, o humor é intemporal e está presente em todas as gerações, servindo como «forma de entretenimento» para despertar a curiosidade do público para mensagens mais sérias e relevantes. «Levamos muito a sério o que fazemos, mas podemos trazer humor à forma como comunicamos a nossa marca. Queremos trazer leveza, energia e boa disposição ao dia-a-dia dos nossos consumidores. Este toque de humor torna a marca mais espontânea e autêntica.»
«CAFÉ E HUMOR»
«Em 2009, a Delta Q tinha dois anos de vida e o Bruno tinha seis de carreira. Agora, 17 anos depois, a marca que virou o mundo do café ao contrário volta a juntar-se ao humorista, que quebrou e continua a quebrar tabus», refere Mónica Oliveira, acrescentando que, desde o início, perceberam que ambos partilhavam a espontaneidade e a ambição, o que tornava esta parceria na escolha certa. «Ao longo do nosso percurso, crescemos e tornámo-nos relevantes nas respectivas áreas – café e humor», salienta a profissional.
Bruno Nogueira destaca a liberdade criativa proporcionada pela marca e enfatiza a naturalidade e a proximidade que caracterizam esta parceria. «Trabalhar com a Delta Q é muito fácil. A marca nunca me limita, dá-me total liberdade criativa e isso torna esta colaboração muito autêntica. É interessante voltar a este ponto depois de tantos anos. Eu estou com um melhor cabelo e a Delta Q continua com o melhor café», afirma o humorista.
«Procurávamos um humor com pertinência e sentido de oportunidade, e conseguimos alcançá-lo em todas as campanhas, em 2009 e agora, em 2024», considera Mónica Oliveira. «O Bruno Nogueira é uma figura incontornável da cultura e do humor em Portugal, relevante em diferentes meios de comunicação, eticamente responsável e próximo de um vasto leque de gerações», acrescenta a directora de Marketing.
Além das campanhas publicitárias, a Delta Q patrocina o podcast “Isso não se diz”, de Bruno Nogueira, o que confirma a relação de confiança entre a marca e o humorista. «Este é um formato único, sem guião, com uma narrativa livre e orgânica do Bruno, que aborda a marca de forma muito espontânea e genuína, nada publicitária, adequada ao seu público», considera a mesma responsável.
«Este formato de longa duração partilha do nosso sentido de humor, com conteúdo relevante, autêntico e interessante para a audiência, com menções naturais e mensagens-chave, que nos permitem reforçar a notoriedade, alcançando novos públicos e aumentando a lealdade à marca», partilha.
Inspirada na estética e teatralidade do consagrado realizador Wes Anderson, esta campanha apresenta maior ênfase no digital: «É uma campanha multimeios, com maior pressão no digital, direccionada para as gerações mais jovens – Gen Y e Gen Z».
Esta estratégia multimeios reflecte a aposta para alcançar novos públicos e aprofundar a relação com os consumidores. «O humor irreverente de Bruno, aliado à inovação constante da Delta Q, continua a cativar e a envolver o público, demonstrando que esta aliança ainda tem muito para oferecer», conclui Mónica Oliveira.
Este artigo faz parte da edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.