Delta: Não pode faltar café
O café é um dos principais momentos de consumo de muitos portugueses. Seja para começar o dia ou para ganhar energia à tarde, há quem não dispense este produto, vá–rias vezes ao dia. Mas, com o confinamento social, esse momento passou a ser feito em casa. Como consequência, a Delta teve um enorme aumento da procura por produtos através do canal digital, o que obrigou a fazer frente a novos desafios.
«Com a recomendação de isolamento social e com parte dos trabalhadores em regime de teletrabalho, existe uma maior pro–cura de bens alimentares para consumo doméstico, sejam as compras feitas através de plataformas online sejam através dos pontos de venda offline. No caso concreto de Delta Q registámos um crescimento significativo na compra de máquinas e de cápsulas em todos os canais», explica Rita Tomé Duarte, a directora de Unidade de Negócio Delta Q.
Com o cenário actual, a dinâmica desta área de negócio foi alterada, resultando numa diferente frequência de compra, bem como o próprio ticket médio. «O actual crescimento de 800% nas vendas no canal online resulta da combinação de três factores: aumento do número de e-buyers (crescimento da taxa de conversão), aumento da frequência de compra dos e-buyers existentes e aumento do ticket médio», explica Rita Tomé Duarte.
Para responder ao aumento da procura, a estrutura existente foi reforçada, sobretudo a nível de logística (preparação e expedição de encomendas) e distribuição, para garantir os compromissos assumidos. «Esse factor obrigou-nos a uma enorme flexibilidade e capa–cidade de resposta, pois estávamos cientes que a qualidade e rapidez do serviço (desde o momento em que é feita a encomenda até à sua recepção) seria o factor crítico de sucesso. Trabalhámos com parceiros externos em constante comunicação e alinhamento com eles, o que se torna fundamental para que a experiência total de compra online seja positiva. Nesse sentido, reforçámos a equipa e ajustámos alguns processos e procedimentos em toda a cadeia para mantermos a satisfação dos consumidores. Naturalmente, a dinâmica exigida obriga a melhorias constantes e é nelas que estamos concentrados», afirma Rita Tomé Duarte.
A responsável realça que, independente–mente de esta ser uma tendência temporária ou que perdure pós-pandemia, o foco será sempre o mesmo. «Queremos estar onde es–tão os nossos consumidores, respondendo às suas necessidades e desejos da forma mais conveniente. A primazia são os clientes, onde quer que eles se encontrem. Para já, esta foi a solução que encontrámos para continuar a estarmos presentes no dia-a-dia dos portugueses e nas suas novas rotinas», sublinha.
Afirmando que também as empresas estão a adaptar-se (rapidamente) a esta nova realidade, a responsável assegura que, por esse motivo, «todos nós estamos a entrar numa rápida aceleração digital, a reinventar conceitos e a adaptar soluções de forma a mantermos a relação de proximidade com os nossos consumidores».
Inovação é fundamental
O negócio é tradicional mas a abordagem da Delta ao mercado pauta-se pela inovação, de forma a estar alinhada com a evolução dos hábitos de consumo. Assim, é essencial disponibilizar os seus produtos e serviços em todos os canais onde os consumidores estão. E o e-Commerce é um deles.
A aposta nesta vertente já se verifica há vários anos. Tem sido um processo que tem vindo a ser trabalhado pelas marcas do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, nomeadamente com as marcas Delta Q e Adega Mayor, e que já começava a apresentar resultados bastante positivos, designadamente por possibilitar uma interacção segmentada e personalizada com e-buyers.
A directora de Negócio da Unidade Delta Q afirma que a vantagem de comprar na loja online do grupo (ao invés de numa loja online das grandes retalhistas a operar em Portugal) prende-se com um factor diferenciador. «A capacidade de entrega: disponibilizamos todos os nossos produtos num prazo máximo de 48 a 72 horas», destaca.
Rita Tomé Duarte salienta que cada canal apresenta vantagens distintas e, por isso, o importante é proporcionar boas experiências de compra e de consumo em to–dos os momentos. No caso do e-Commerce, o investimento nesta área específica está alinhado com a estratégia digital do Grupo Nabeiro «e as mudanças estruturais e de infraestruturas têm sido realizadas ao longo dos últimos anos».
Aumentar a oferta
Na senda da capacidade de adaptação às exigências do mercado, a loja online Delta Q reforçou a oferta apresentada aos utilizadores, passou a disponibilizar os best sellers do Grupo Nabeiro. Todos os produtos produzi–dos ou distribuídos pelo Grupo Nabeiro em Portugal podem, deste modo, ser encontra–dos, numa só loja online. Tanto o café Delta pelo qual poderá ser mais conhecido, como os vinhos Adega Mayor, as cervejas Leffe, os chás Tetley ou as azeitonas Qampo estão disponíveis para compra através do conforto e segurança do lar.
«Nas circunstâncias excepcionais em que todos vivemos, verificou-se um aumento da procura por este canal. Decidimos, então, acrescentar ao portefólio da loja online Delta Q todos os outros produtos comercializados pelo Grupo Nabeiro (vinhos, cacau, azeite, azeitonas, tremoços, cervejas, néctares, refrigerantes)», explica a responsável.
Rita Tomé Duarte explica que, genericamente, o e-buyer da loja Delta Q tem menos de 44 anos e é do sexo feminino. Para além das cápsulas Delta Q, as vendas dos vinhos da Adega Mayor, das cervejas das várias marcas disponibilizadas (Bud, Stella Artois, Franziskaner, Leffe, Hoegaarden ou Beck’s) e dos néctares Hero têm apresentado uma performance muito boa, o que fez aumentar o ticket médio.
Ao nível de entregas, estão disponíveis em todo o território português, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores. O en–vio é gratuito para encomendas superiores a 18 euros em Portugal Continental.
Nesta área do retalho alimentar, Rita Tomé Duarte refere que os factores que mais influenciam a escolha dos e-buyers são a conveniência, acesso a ofertas, campanhas e produtos exclusivos, variedade de produtos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “e-Commerce”, publicado na edição de Maio (n.º 286) da Marketeer.