Delta, IKEA e Nestlé são as marcas que os portugueses consideram mais sustentáveis

A Delta, a IKEA e a Nestlé são as três marcas em Portugal que registam o melhor nível de percepção associada à sustentabilidade com base no critério ESG – Environmental (Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança Corporativa).

As conclusões são do primeiro estudo do género efectuado pela OnStrategy, que avalia 24 atributos associados às dimensões de “Ambiente”, “Sociedade” e “Governança” com base num trabalho de campo realizado junto de mais de 40 mil cidadãos online e mais de 10 mil cidadãos presencialmente ou por telefone.

Numa escala de 100 pontos, e entre mais de 50 sectores de actividade, este estudo não regista nenhuma marca nem nenhum sector no nível de excelência (mais de 80 pontos), revelam os dados.

Assim, nove marcas destacam-se com uma percepção de robustez (entre 70 e 80 pontos):

  1. Delta (72,3 pontos)
  2. IKEA (71,7 pontos)
  3. Nestlé (71,4 pontos)
  4. Cruz Vermelha (70,9 pontos)
  5. Fundação Champalimaud (70,7 pontos)
  6. Cuf (70,5 pontos)
  7. Nova SBE (70,4 pontos)
  8. Lusíadas Saúde (70,1 pontos)
  9. Lactogal (70 pontos)

No que respeita aos sectores de actividade, todas as avaliações ficam abaixo dos 70 pontos. Aqueles que registam melhor percepção associada a este indicador são:

  1. Saúde, Farmácia e Bem-Estar (69,5 pontos)
  2. Educação (68,6 pontos)
  3. Alimentação e Bebidas (66,4 pontos)
  4. Mobilidade (63,3 pontos)
  5. Turismo e Lazer (62,7 pontos)

Já os sectores que registam uma avaliação mais vulnerável são:

  1. Luxo e Moda (53 pontos)
  2. Banca, Seguros e Crédito (56,5 pontos)
  3. Detergentes e Higiene Pessoal (57,9 pontos)

«Ao desenvolvermos pela primeira vez este estudo desde o início do ano constatámos que, apesar de se tratar de um tema já recorrente e permanentemente exposto nos meios de comunicação, e mesmo os cidadãos afirmando-se sensíveis quanto à relevância e importância da sustentabilidade, ainda há um grande desconhecimento destes em relação ao que as marcas e os sectores de actividade estão a desenvolver e implementar no que respeita a esta matéria», diz, em comunicado, Pedro Tavares, managing partner da OnStrategy.

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