Smartphones a 29 euros? Desconfie… Deco Proteste alerta para riscos da plataforma Eurocupon
A Deco Proteste lançou um artigo em que alerta os consumidores para os riscos associados à Eurocupon, uma plataforma que anuncia produtos de marcas conhecidas a preços significativamente reduzidos, como smartphones por 29 euros ou frigoríficos e computadores portáteis por 49 euros. Além disso, alguns produtos, já com preço reduzido, podem ser adquiridos em dez prestações, deixando o “muito barato” ainda mais fácil de comprar.
No entanto, apesar das aparentes vantagens, a organização de defesa do consumidor alerta que há custos ocultos associados às compras. Por exemplo, um robô de cozinha anunciado por 99 euros, pago em dez prestações de 9,90 euros, inclui ainda 19,90 euros em despesas de envio e seguro, além de 5,90 euros adicionais por cada mensalidade, elevando o custo total para 177,90 euros.
Em muitos dos produtos à venda nesta plataforma, acumulam-se comentários e avaliações de alegados clientes, sempre bastante satisfeitos com a qualidade dos produtos e o respeito pelos prazos de entrega, contudo, estes levantam dúvidas quanto à sua autenticidade.
A Deco Proteste “recebeu muitas queixas de consumidores que se viram envolvidos em contratos mal compreendidos, com débitos diretos nas suas contas bancárias”, tendo a organização contactado a Eurocupon, para que se explicasse a respeito destas reclamações. As respostas, porém, não foram “totalmente esclarecedoras”.
Uma análise jurídica aos termos e condições da Eurocupon revelou cláusulas abusivas e informações confusas, dificultando o exercício dos direitos dos consumidores.
Nesse sentido, a organização aconselha os consumidores a estarem atentos a ofertas que parecem demasiado boas para ser verdade e a lerem cuidadosamente todos os termos e condições antes de efetuarem qualquer compromisso ou fornecimento de dados pessoais