Deco: Jumbo é o supermercado mais barato
Um estudo da Deco Proteste revela que os supermercados da cadeia Jumbo, do Grupo Auchan, são os que praticam os preços mais baixos do mercado, entre 593 lojas de várias marcas que a associação visitou em todo o país. Escolher o supermercado certo pode valer uma poupança anual até 435 euros, alerta a Deco.
A associação de defesa do consumidor analisou os preços de quase 70 mil produtos em lojas para três cabazes: um com 100 produtos de características definidas, destinado a quem privilegia as marcas do fabricante (cabaz 1); outro com 81 produtos, a pensar em quem escolhe o mais barato (cabaz 2); e outro com 58 produtos apenas de marca própria (cabaz 3).
“Para encher o carrinho do cabaz 1, todas as posições do pódio pertencem ao Jumbo, que se destaca com os preços mais baixos este ano. Isolado na liderança, o Jumbo, na Amadora, ganha a corrida nacional. A segunda posição é ocupada pelo Jumbo, em Vila Nova de Gaia. E o Jumbo, de Rio Tinto, mantém a terceira posição”, anuncia a Deco em nota de imprensa. Em termos de marcas, o segundo lugar é partilhado pelas cadeias Continente, Modelo Continente, Pão de Açúcar e Pingo Doce, caindo o Continente Bom Dia para a terceira posição.
No cabaz 2 a liderança é partilhada entre o Jumbo e a cadeia Aldi, com o Continente a ocupar o segundo lugar.
Já para o cabaz 3, a Deco conclui que “as marcas próprias das diferentes cadeias praticam preços semelhantes”, embora destaque os preços do Continente, do Continente Modelo e do Pingo Doce. Segundo o estudo, “os produtos com a marca do distribuidor permitem uma poupança média de 33% face às marcas do fabricante”.
A Deco disponibiliza no seu site um simulador para que os consumidores possam comparar os preços em diferentes superfícies.