Decathlon aproveita crash da Microsoft para promover saldos
A 19 de Julho, o mundo foi abalado por um crash informático da Microsoft (causada pela plataforma de cibersegurança CrowdStrike) que afectou companhias aéreas, bancos, hospitais e retalhistas. Nas 24 horas seguintes à crise da tecnológica, a Decathlon desenvolveu uma acção em tempo real no Canadá.
A marca desportiva colocou uma mensagem num outdoor em que pedia às pessoas afectadas pela Microsoft que utilizassem a falha de energia como uma desculpa para sair. A comunicação, escrita em inglês e francês – as línguas oficiais do país -, dizia: “Corte? Vá para a rua. Desfrute de um desconto de 50% nos nossos produtos de exterior”.
O anúncio imitava a estética do ecrã de erro da Microsoft, que as pessoas nas redes sociais começaram a designar por “ecrã azul da morte”. No anúncio, a Decathlon incluiu um código QR para encaminhar os utilizadores para a sua loja.
«Quando quase todos os ecrãs do mundo se pareciam com este, a Decathlon mudou o seu criativo DOOH para um convite a sair», escreveu no LinkedIn Xavier Blais, director criativo executivo da Rethink, a agência que assina este anúncio.