De uma garagem nos Alpes a Roger Federer. Já ouviu falar dos ténis suíços On?

Talvez ainda não tenha ouvido falar dos ténis suíços On, mas e se dissermos que têm a assinatura do tenista Roger Federer? A marca não é nova, já leva 14 anos, mas poucos a conhecerão, pelo menos em terras lusas. O boom deu-se durante a pandemia, quando o desportista natural da Suíça deu o seu cunho à insígnia, tornando-se seu embaixador, e elevou a On a um patamar diferente daquele que conheceu na sua origem – uma garagem no meio dos Alpes.

De acordo com o El Economista, o primeiro protótipo do sapato concebido ainda antes de 2010 era tão «feio» que os próprios fundadores o baptizaram de calçado “Frankenstein”. Porém, o objectivo era revolucionar a sensação de correr e o aspecto exterior pouco importava. Testados em corrida, os ténis serviram o seu propósito e em Janeiro de 2010 surgia a On Holding AG.

De atletas para atletas

Um dos slogans da marca é “Products created by athletes, for athletes” (Produtos criados por atletas, para atletas) e foi precisamente dessa forma que a On começou, quando Olivier Bernhard, um atleta reformado, quis criar um sapato de corrida que proporcionasse uma sensação de corrida totalmente diferente.

Bastaram algumas experiências com pedaços de mangueira colados à sola de um modelo inicial e Caspar Coppetti e David Allenann juntaram-se a este desenvolvimento. Juntos, criaram o protótipo do modelo “Running On Clouds”, que pretendia tornar-se o sapato de maior desempenho alguma vez criado graças à sua sola particular, com “aterragens suaves e descolagens poderosas”, de acordo com o site da marca.

O mote estava dado e o feedback não tardou em chegar: um mês depois do lançamento oficial da empresa, os protótipos ganharam o prémio ISPO BrandNew, um dos prémios mais importantes no mundo das criações desportivas, e pouco depois estavam disponíveis nas lojas de desporto.

Os primeiros clientes que optaram por esta desconhecida marca suíça eram corredores que privilegiavam o conforto acima de tudo e estavam dispostos a pagar 180 euros por um par destas sapatilhas. Em 2012, lançaram o “Cloudracer”, os ténis de competição da marca, pelos quais receberam uma menção do Wall Street Journal como “um dos ténis de corrida mais revolucionários do mercado”.

O lado técnico desta criação estava comprovado, mas era preciso aumentar as vendas e, como tal, em 2013, Martin Hoffmann juntou-se à empresa como director Financeiro e Marc Maurer como director Operacional e abriram um novo escritório em Portland, nos EUA, onde a On lançou os novos modelos Cloud, Cloudflyer, Cloudsurfer, Cloudflow e a versão de montanha Cloudventure.

Além disso, durante este período a marca desportiva suíça dedicou-se à contratação de atletas de elite, como a triatleta Nicola Spiring, e até patrocinou um conjunto de atletas refugiados que participaram no Campeonato Mundial de Atletismo em Londres, em 2017. Esta decisão elevou a sua imagem inclusiva, mas era necessário mais.

A parceria com Roger Federer

Chegou então o ano de 2019, quando a On anunciou uma parceria com Roger Federer, que seria não apenas a cara da insígnia, mas também um investidor e parte integrante da equipa de desenvolvimento dos ténis.

Com esta nova era, a marca estreou-se na Bolsa de Nova Iorque com acções avaliadas em 24 dólares e, pouco depois, a alcançar os 51 dólares. Em 2020, a empresa de duas letras saiu da pandemia com receitas de mais de 425 milhões de dólares – um aumento de 59% num ano, de acordo com dados da Forbes.

Actualmente, a On está de olhos postos nos Jogos Olímpicos de 2028, que decorrerão em Los Angeles, nos Estados Unidos. “O nosso objectivo enquanto marca é estar no pódio em LA 2028”, diz a On, citada pelo El Expansión.

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