De João Paulo Sousa a Sónia Araújo: figuras públicas apelam à prevenção do cancro colorrectal
Até ao final deste mês, o Grupo Ageas Portugal, a Médis, a Fundação Ageas e a Europacolon estão a promover uma campanha de sensibilização para a prevenção e detecção do cancro colorretal, mas não estão sozinhos. Várias figuras públicas juntaram-se à iniciativa, partilhando nas redes sociais a sua participação e o apelo a que cada vez mais pessoas estejam atentas aos sinais.
Sob o mote “Quero-te por cá!”, a campanha reúne nomes como João Paulo Sousa, Cláudio Ramos, Nelson Évora, Pedro Fernandes, Rita Ferro Rodrigues, Tânia Ribas de Oliveira, Sónia Araújo e Ana Marques.
“Sensibilizados para a causa, uma vez tratar-se de um tipo de cancro com uma progressão lenta e silenciosa, e com o objectivo de juntos poderem salvar vidas, estas figuras públicas convidaram todos a procederem ao rastreio”, indica o Grupo Ageas Portugal, em comunicado, lembrando que este processo é rápido e simples.
A ideia da iniciativa é também desmistificar conceitos em torno do tema e eliminar qualquer tipo de embaraço ou pudor quando se fala de cancro colorretal.
Até dia 31 de Maio, qualquer pessoa com idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos poderá dirigir-se a um dos laboratórios/postos de colheita aderentes à campanha (redes Germano de Sousa e Unilabs) e solicitar um kit de pesquisa de sangue oculto nas fezes. A recolha é feita em casa pelo próprio e deve ser entregue no respectivo laboratório/posto de colheita, que posteriormente comunicará o resultado. Se o resultado for positivo para sangue oculto nas fezes, as pessoas serão posteriormente contactadas pela Europacolon para saberem quais os passos a seguir.