CVRTejo prepara investimento recorde em promoção

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) anunciou que irá investir mais de um milhão de euros em 2013 em acções de marketing e promoção dos vinhos da região. O investimento, o mais avultado de sempre, servirá para reforçar a presença e a notoriedade dos produtores da região no mercado internacional, com o intuito de compensar a quebra do consumo interno (5% em 2012).

Este ano, a CVR Tejo pretende promover os Vinhos do Tejo (tintos, brancos, rosés, espumantes, licorosos e vinagres) certificados pela entidade num total de 12 mercados, cinco dos quais serão trabalhados pela primeira vez: Estónia, Noruega, Finlândia, Alemanha e Moçambique.

«Cada vez é mais importante haver uma união de forças para vencer as adversidades que nos são apresentadas no dia-a-dia», advertiu José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo, numa apresentação que decorreu hoje nas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV), em Lisboa, e que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque. «Não podemos pensar que cada região se pode impôr isoladamente» no mercado internacional, sublinhou o responsável, realçando a importância da marca Wines of Portugal, bem como do apoio de entidades como o IVV e a ViniPortugal, nesse esforço de articulação entre os vários produtores nacionais.

Do montante total que será investido em marketing e promoção pela CVR Tejo, a maior fatia (26%) será destinada ao mercado norte-americano, seguido pelo mercado português (16%) e Europa Central (14%). «A estratégia de marketing não vai ter uma alteração radical em relação aos anos anteriores. Vai ter é um maior investimento, o que vai permitir trabalhar um maior número de mercados externos», adiantou à Marketeer Edna Barbosa, responsável pelo departamento de marketing da CVR Tejo.

No que diz respeito ao mercado nacional, a estratégia passará essencialmente por replicar um conjunto de «eventos bandeira que têm sido autênticos casos de sucesso», refere Edna Barbosa. Destaque para a realização do Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo (4ª edição), do Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo – CVET (4ª edição), da Gala Vinhos do Tejo e do evento Portas Abertas. Pela primeira vez, a CVR Tejo irá organizar o espaço Lounge Vinhos do Tejo na Feira do Livro de Lisboa (que decorrerá entre 23 de Maio e 10 de Junho).

Crescimento em contraciclo

No ano passado, a CVR Tejo certificou aproximadamente 11,5 milhões de litros de vinho, o que representa um crescimento da taxa de certificação de 0,89% face a 2011 (ano em que crescera 27%).

As exportações dos Vinhos do Tejo aumentaram 3,41%, para um total de 6,6 milhões de litros. Alemanha (904%), Estados Unidos da América (119%), Suíça (115%), China (56%), Rússia (38%) e Canadá (20%) foram os mercados para onde as exportações dos vinhos da região mais cresceram.

Artigos relacionados