CVRA quer «convencer as pessoas a acreditar no potencial do Alentejo»

Os restaurantes fechados vieram dificultar as contas e os planos da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), mas não colocaram um ponto final por completo na actividade de promoção e divulgação dos vinhos da região das planícies. Embora as exportações e os supermercados sejam hipóteses a considerar, o mundo online parece mesmo ser o caminho a seguir, tal como explica à Marketeer Leonor Centeno (LC), organizadora do evento “Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo”.

Para contrariar os obstáculos que a pandemia impôs, a CVRA decidiu promover um evento online onde todos podem brindar à distância e em segurança. O “Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo” arrancou na semana passada com apresentação de José Pedro Vasconcelos, mas terá novas sessões já nos próximos dias 22 e 29.

O objectivo é levar os sabores da região a casa de todos os portugueses através de dinâmicas de showcooking orientadas pelos chefs Jorge Peças, José Vintém e Fernando Correia, a que se juntam conversas sobre temas relevantes para o Alentejo. Basta passar pela página de Instagram “Vinhos do Alentejo” para acompanhar o evento e, ainda, participar num sorteio de estadias e provas de vinho.

Segundo Leonor Centeno, o objectivo é «conseguir transmitir os rostos e a história desta região, mas, acima de tudo, conseguir convencer as pessoas a acreditar no potencial que o Alentejo tem».

Já Tiago Caravana (TC), director do Departamento de Comunicação e Marketing da CVRA, conta como a comunicação digital é também uma mais-valia quando o objectivo é alavancar a região além-fronteiras. Para o responsável, o grande desafio que se avizinha «passa por aumentar a notoriedade dos Vinhos do Alentejo, posicionando-os como especiais devido à sua qualidade e tipicidade».

De que forma está a pandemia a afectar o sector dos vinhos?

(LC) O Alentejo tem-se mostrado com a força suficiente para não se deixar estagnar perante a adversidade. No entanto, as medidas da DGS são cada vez mais apertadas e a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana sente-se na obrigação de dar o exemplo, deixando de lado os eventos presenciais.

Com os restaurantes fechados houve uma diminuição do número de vendas e a dificuldade no escoamento e armazenagem de stock também não facilitou a vida aos produtores. Uma das alternativas pode passar, em alguns casos, pela exportação e pelas vendas nos supermercados. Mas o dia de amanhã ninguém o sabe e os dados de hoje são tão voláteis quanto as regras impostas. Todos os dias são uma novidade e vamos, cada vez mais, ter de aprender a reinventarmo-nos e a apostar no mundo online.

Apesar do contexto de crise sanitária, este foi um bom ano em termos de produção?

(LC) As uvas recebidas nas adegas estão sãs, o que antevê um nível de qualidade bastante bom para os vinhos que vão ser produzidos nas diversas zonas do Alentejo.

Que medidas está a CVRA a tomar para mitigar os efeitos da pandemia?

(LC) O mundo online e digital jamais substituirá as vendas de outros canais, mas acreditamos que possa ser uma ajuda na promoção da nossa região e vinhos. De momento, estamos a realizar eventos online como provas de vinhos, showcooking com chefs de renome, lançamentos virtuais, vendas digitais, etc. Acreditamos que, mais do que nunca, a região necessita de se apoiar num todo e, por isso, o evento “Duetos: Vinhos e Petiscos” foi feito em parceria com membros locais da região.

Que papel tem a comunicação nesta fase?

(LC) Conseguir encontrar um equilíbrio e passar a nossa mensagem de forma clara e transparente é o maior desafio que encontramos, maior do que o desafio de comunicar a nível digital.

O que verifico é que a comunicação pré-pandemia estava muito centrada nos eventos promocionais e não havia grande discussão ou debate. Os planos já estavam alinhados e havia passos que já sabíamos que tínhamos de dar. Hoje, temos de saber improvisar, adaptar e ultrapassar. Agora, mais do que nunca, vamos precisar de aprender a trabalhar em equipa e a lidar com os diferentes tipos de colegas e formas de pensar. A comunicação em fase de pandemia obriga-nos a construir relações de proximidade e a sermos transparentes sem medo. E, de certa forma, estou convicta de que este factor não só nos irá ajudar a crescer pessoalmente, como também profissionalmente.

Em que consiste o “Duetos: Vinhos e Petiscos”?

(LC) Ao longo da História, o vinho serviu sempre de união. Onde quer que o vinho esteja, à sua volta estão sempre reunidas pessoas de diferentes culturas e formações. O vinho não escolhe ninguém, nós é que escolhemos o vinho. Seja para os momentos bons da vida ou maus, ele está sempre presente. Faz parte do nosso ADN e cultura e, como tal, o vinho nunca vem só. Por detrás de uma garrafa existe um rosto, uma história…

Os vinhos do Alentejo são muito gastronómicos e únicos por natureza e, por isso, desafiámos os chefs convidados a fazerem um prato que acompanhasse um vinho e um tema de conversa relacionado com a vitivinicultura alentejana, para que o consumidor possa entender e compreender melhor o que bebe.

Quais são os resultados esperados?

(LC) Esperamos conseguir transmitir os rostos e a história desta região, mas, acima de tudo, conseguir convencer as pessoas a acreditar no potencial que o Alentejo tem.

Para se beber um vinho tem de se entender todo o trabalho que está por detrás da sua concepção e é esta ideia que a CVRA preconiza. Queremos acreditar que da próxima vez que alguém for comprar um vinho, não só saberá que tipo de prato o poderá acompanhar, como, também, terá já uma noção dos valores da nossa região, que são tão fundamentais quanto o produto final.

Este evento envolve ainda o sorteio de prémios para os consumidores. Qual é a dinâmica desta acção e como poderá o público participar?

(LC) Por acreditarmos no potencial da região, decidimos oferecer dois fins-de-semana no Alentejo. Queremos dar a oportunidade às pessoas de verem por si os rostos e a história da região. O primeiro sorteio contempla a oferta de duas noites, para duas pessoas, na Casa do Escritor, com direito a uma prova de vinhos na Herdade do Freixo e uma refeição no Café Alentejo.

Já o segundo sorteio contempla a estadia de oito pessoas, durante duas noites, no The Noble House, uma prova de vinhos no Honrado Vineyards e uma refeição no restaurante D. Laura. Ambas as ofertas incluem, ainda, uma segunda prova de vinhos de seis marcas distintas, no renovado espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo. Para participar as pessoas terão de colocar gosto na publicação, seguir a nossa página e identificar três pessoas nos comentários. Os vencedores serão anunciados no dia 29 deste mês, a data do encerramento do “Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo”.

A nível internacional, o digital é também uma forma de continuar a dar a conhecer os vinhos do Alentejo a outros mercados?

(TC) Temos apostado fortemente na comunicação digital, dirigida aos nossos mercados-alvo. Como pedra base temos o nosso site, que regista como principal público internacional visitantes do Brasil e dos EUA. Nestes, que são dois dos nossos principais mercados, temos um programa de dinamização das redes sociais, com agências locais, com o objectivo de aumentar a notoriedade e de os aproximar do público potencial e efectivo dos nossos vinhos.

Em contexto de pandemia, face à impossibilidade de realizar os inúmeros eventos com presença física que tínhamos planeado para 2020, o digital demonstrou ser uma ferramenta fulcral para marcarmos presença nesses mercados, através de webinars e de lives, que vieram complementar as ferramentas digitais descritas.

Que desafios esperam no futuro para a promoção e divulgação dos vinhos do Alentejo?

(TC) O grande desafio passa por aumentar a notoriedade dos Vinhos do Alentejo, posicionando-os como especiais devido à sua qualidade e tipicidade, com elementos únicos como é o caso da tradição milenar da produção de Vinho de Talha, o trabalho meritório feito através do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) e o enoturismo de excelência que tem sido destacado por diferentes publicações dos EUA, todos os anos, desde 2014.

Como avaliam os resultados obtidos na primeira sessão do “Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo”?

(LC) Para primeiro evento, correu muito bem. O feedback foi positivo, houve bastantes partilhas em stories e foram enviadas mensagens a felicitar-nos pelo trabalho desenvolvido. Também recebemos mensagens de membros locais a agradecer a iniciativa do sorteio e por nos termos lembrados deles. Ficamos felizes de poder ajudar a região numa altura como esta, mas, acima de tudo, entender que existe interesse nas temáticas apresentadas. No final, iremos colocar os vídeos editados e partilhar no site para que todos possam ver os melhores momentos.

Texto de Filipa Almeida

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