Criar um futuro sustentável: a Smurfit Kappa aposta numa equipa empenhada em atingir as suas metas de negócio
A Smurfit Kappa é uma das empresas do setor de embalagens de papel e cartão canelado mais importantes do mundo. Uma posição que atingiu graças às suas soluções, mas também ao compromisso de toda uma equipa que trabalha permanentemente para atingir os mais elevados níveis de eficiência e o respeito pelos direitos humanos e laborais em toda a sua extensão. Não por acaso, aposta no TALENTO em maiúsculas, independentemente da proveniência, idade, orientação sexual, raça, incapacidade ou religião dos seus colaboradores. Para isso, trabalha em quatro áreas:
Valores que formam pessoas
Os recursos humanos são o principal pilar da Smurfit Kappa. Por isso, um dos principais compromissos da empresa passa por mostrar esses valores nas suas interações, tanto com colaboradores como com os seus parceiros e as comunidades em que está presente, algo essencial para criar um futuro sustentável. Deste modo, a empresa fomenta a meritocracia, o desenvolvimento profissional, a liberdade sindical e o respeito, em toda a sua amplitude, para conseguir um ambiente de trabalho mais seguro e aberto. Além disso, proíbe a discriminação, algo que também alarga aos seus sócios e fornecedores, de quem espera que também respeitem o seu compromisso de não empregar ninguém que não tenha a idade mínima para o fazer, recusando, desta forma, o trabalho infantil e forçado ou qualquer tipo de abuso.
Entre outros projetos que a empresa implementou para continuar a melhorar o bem-estar da sua equipa encontra-se o “Speak Up”, relativo à revisão dos processos de gestão ética e governação, cujo objetivo é disponibilizar um canal independente que permita denunciar sem medo e de forma confidencial as irregularidades ou eventuais irregularidades que forem detetadas.
A Saúde e o Bem-estar, prioridades para a Smurfit Kappa
A segurança de toda a equipa é uma prioridade absoluta para a Smurfit Kappa, que procura atingir o objetivo de zero acidentes em todas as suas instalações. Um objetivo que levou a empresa a promover a iniciativa “Safety for Life”, que procura aumentar o nível de consciência de segurança entre toda a sua força laboral para atingir esta meta. Assim, a empresa trabalha para que os seus produtos se fabriquem num ambiente seguro e saudável, tanto para os colaboradores como para os seus familiares e as comunidades em que opera. A mensagem é clara: cada colaborador deve regressar a casa de forma segura para as suas famílias. Uma premissa que também se alarga aos seus sócios e fornecedores. Por isso, está empenhada em rever e melhorar permanentemente as suas práticas e desempenho nos campos da Saúde e da Segurança.
Os colaboradores, o coração do negócio
Já não restam dúvidas de que os colaboradores que encontram significado no trabalho que realizam são mais felizes, mais produtivos e mais envolvidos com a empresa. Por isso, a Smurfit Kappa trabalha permanentemente para melhorar a sua estratégia neste sentido, pois a sua equipa é o coração do seu negócio e tem de se sentir valorizada, o que terá reflexos no êxito da empresa. Uma estratégia baseada em quatro pilares chave, que passam pela Experiência dos Colaboradores; a Inclusão, Diversidade e Pertinência; o Desenvolvimento Pessoal e Gestão do Talento, que os ajuda a atingir o seu máximo potencial, fazendo-os crescer, a eles e às suas carreiras, para fazer crescer o negócio; e as Recompensas e Reconhecimento, que procuram atrair, reter e reconhecer os colaboradores através de uma prática justa e competitiva.
Para garantir o envolvimento de todos os seus colaboradores no êxito da Smurfit Kappa, a empresa implementou “My Voice”, um inquérito de compromisso que procura descobrir o que pensam e sentem os trabalhadores da empresa no mundo inteiro, de modo a permitir saber o que mais valorizam e o que pode ser melhorado. Importa ainda mencionar o programa “EveryOne”, para celebrar o caráter global e multicultural de toda a equipa, cuja finalidade é que cada um dos membros da Smurfit Kappa se sinta apoiado, aceite e respeitado no seu trabalho diário, pois cada um tem algo único para oferecer.
Objetivo: melhorar as comunidades em que está presente
A empresa envolve-se ativamente nas comunidades em que opera, seja através da sua Fundação ou através das suas operações locais. De facto, em 2019 investiu 3,5 milhões de euros através de diversos projetos desenvolvidos nas suas comunidades anfitriãs, contribuindo deste modo para o seu desenvolvimento económico e social. O objetivo é continuar a gerar bem-estar e melhorias através da nossa atividade principal em áreas vitais para o futuro, como a educação, a geração de rendimentos, a colaboração e a participação, sem esquecer a economia circular e a sustentabilidade.
A Fundação Smurfit Kappa nasceu em 2011 e, atualmente, apoia projetos sustentáveis nos países em que a empresa está presente, sobretudo os que envolvam crianças desfavorecidas nas áreas da saúde e nutrição, cuidados básicos e educação precoce. O seu objetivo é interromper o ciclo de pobreza e a dependência existente em algumas comunidades e países em que opera, utilizando como guia a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O seu lema é: “Dá um peixe a um homem e alimentá-lo-ás por um dia. Ensina um homem a pescar e alimentá-lo-ás para toda a vida”.