Covid-19: EUA desaconselham viagens para Portugal
Os Estados Unidos da América (EUA) voltaram hoje a incluir Portugal na lista de países de “risco muito elevado” para os quais os seus cidadãos devem «evitar viajar», devido ao aumento do número de casos de infecção por Covid-19. As viagens são assim desaconselhadas, excepto para os norte-americanos que já estão totalmente vacinados.
A decisão foi tomada pelo Departamento de Estado dos EUA e tem por base as recomendações dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla original). Além de Portugal, este organismo elevou Espanha, Chipre e Quirguistão para o nível de risco mais elevado (nível quatro). Estes quatro países passam assim a integrar a lista vermelha que conta já com mais de 60 destinos. «Evite viajar para estes destinos. Se tiver de viajar para estes destinos, certifique-se de que está totalmente vacinado antes de viajar», lê-se na actualização diária publicada na página do CDC.
No caso de Portugal, a decisão de aumentar o nível de risco prende-se exclusivamente com a situação epidemiológica, não sendo referidos outros factores de risco. «Devido à situação actual em Portugal, até mesmo os viajantes imunizados podem correr o risco de serem infectados ou espalharem novas variantes da Covid-19», frisa o CDC.
O CDC avalia o risco de contágio por Covid-19 com base em cinco níveis, variando de desconhecido, a baixo (1), moderado (2), alto (3) e muito alto (4).