Costuma falar sobre beleza no Twitter?

A Dove e o Twitter uniram-se para analisar as contas dos utilizadores e perceber se são suficientemente positivos em relação ao corpo – o seu próprio e os das restantes pessoas. A acção faz parte da campanha “Real Beauty” da marca cosmética e foi anunciada na SXSW, ciclo de conferências a decorrer neste momento nos Estados Unidos da América.

A mecânica desenvolvida coloca o ponto de partida nos utilizadores. Qualquer norte-americana com conta no Twitter pode utilizar a ferramenta #SpeakBeautiful para pedir à Dove para analisar o seu perfil e os seus tweets. Poucos minutos depois, a marca irá responder com um comentário personalizado sobre as tendências do utilizador no Twitter.

Ao apresentar o denominado “Quociente da Beleza”, a Dove compara o humor geral da rapariga ou mulher em questão com a forma como o seu comportamento se altera quando o assunto é beleza. Segundo a AdAge, existim 46 possibilidades no que diz respeito às emoções expressadas quando se fala sobre este tema. A ferramenta #SpeakBeautiful permite ainda perceber qual a altura do dia em que cada utilizador é mais propenso a falar bem ou mal do corpo e aparência.

O objectivo é perceber se inconscientemente estamos a promover a humilhação corporal (fenómeno conhecido como body shaming) com as publicações que partilhamos nesta rede social.

Artigos relacionados