Costuma cancelar as reservas quando não aparece? Novo movimento alerta para o problema
“Reserva e Aparece”, pede um novo movimento do sector da restauração que vem lembrar a importância de cancelar as reservas de mesas quando não é possível comparecer. Sendo uma das indústrias mais afectadas pela pandemia, a restauração une-se agora para alertar os clientes para um problema que podem nem saber que existe: em alguns casos, não terão noção das consequências de não aparecer.
Em comunicado, os organizadores do movimento indicam que este fenómeno é cada vez mais comum, levando dezenas de restaurantes a aderirem à iniciativa – desde o Prado ao Boi Cavalo, passando pelo Praia no Parque, Euskalduna, ZumZum Gastrobar, Feitoria, Vistas ou Fifty Seconds Martín Berasategui.
“Uma não comparência é uma mesa perdida, que poderá fazer toda a diferença ao final do mês, sublinha o movimento. Para evitar situações como estas, foi criada a hashtag #RESERVAEAPARECE, que poderá ser partilhada nas redes sociai.
António Galapito, do Prado, conta que «quando um cliente faz uma reserva num restaurante tem uma responsabilidade para com esse restaurante, com as pessoas que nele trabalham, com os fornecedores e produtores com toda uma cadeia». Num testemunho partilhado pelo movimento, acrescenta que «ao não comparecer, está-lhes a faltar ao respeito e a promover baixas condições para um sector que por norma oferece muito pouca progressão de carreira e futuro».
Além da questão económica, reservar uma mesa e não comparecer também pode levar ao desperdício de alimentos, que já foram preparados com base no número de clientes esperados.