Cortiça no metro de Varsóvia

A Corticeira Amorim desenvolveu soluções para o metro de última geração da Siemens, o Inspiro. Este veículo, disponível em primeira mão em Varsóvia, na capital da Polónia, é actualmente um dos metros mais leves do mundo. “Com um número de carruagens que pode variar entre três e oito unidades, apresenta uma redução de peso de cerca de 18 toneladas, tendo como ponto de partida um veículo de seis carruagens”, refere a produtora de cortiça em comunicado.

Uma das particularidades do Inspiro tem precisamente a ver com o menor consumo de energia, influenciado por várias medidas, “entre as quais o inovador sistema de piso AluCORK, da Amorim Cork Composites”, sublinha a empresa que destaca as suas características: leve, durável e de elevada performance técnica. “O piso AluCORK beneficia o isolamento acústico e térmico do Inspiro, permitindo em simultâneo uma redução significativa do seu peso, na ordem dos 30 por cento”, garante a Corticeira Amorim.

Na selecção do AluCORK, foi determinante o facto de se tratar de um piso de cortiça, um material sustentável e reciclável. Isto porque o que era pretendido era que este fosse um um veículo quase totalmente reciclável após uma vida útil de 40 anos.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...