Continente vai vender peixe fresco e congelado de origem sustentável

O Continente afirma ser o primeiro retalhista português a certificar as suas peixarias com o Padrão da Cadeia de Custódia do Marine Stewardship Council (MSC). Isto significa que a cadeia de supermercados vai comercializar pescado fresco e congelado a granel de origem sustentável.

A nova certificação abarca todas as 41 peixarias das lojas Continente, segundo avança a insígnia da Sonae MC em comunicado. O Continente explica ainda que o Padrão da Cadeia de Custódia do MSC garante a rastreabilidade dos produtos provenientes de pescarias sustentáveis com a certificação MSC e explorações aquícolas com a certificação ASC. Deste modo, é possível acompanhar todo o processo, desde a origem até ao consumidor final.

«Cada vez mais os clientes querem estar informados sobre o que comem, nomeadamente a origem dos produtos. No caso do pescado, há já vários anos que esta é uma preocupação nossa, independentemente das exigências do consumidor», afirma Carla Santos, directora de Unidade de Negócio de Peixaria da Sonae MC.

A certificação abrange espécies como a pescada-do-Cabo e red-fish MSC para os balcões de pescado congelado a granel. No caso do peixe fresco, destacam-se o salmão ASC e o bacalhau seco especial da Noruega curado com flor de sal.

Além de 41 hipermercados Continente, a certificação estende-se a três plataformas de logísticas responsáveis pela recepção e distribuição do pescado. Para conquistar esta distinção, o Continente tem ainda de assegurar a formação dos mais de mil colaboradores e equipas da secção de frescos e logística.

Laura Rodríguez, directora do Programa MSC em Espanha e Portugal, considera que Portugal «é uma nação oceânica onde o pescado é parte central da sua cultura e gastronomia». Para que o peixe possa continuar disponível, acrescenta a responsável, «é essencial assegurar que procede de origens sustentáveis». Está prevista a certificação de mais de 20 referências da marca Continente com o selo azul do MSC.

Artigos relacionados