Continente renova título de maior anunciante em Portugal
Depois de um ano em que o principal anunciante em Portugal oscilou entre vários intervenientes, o serviço MediaMonitor da Marktest revela que é o Continente quem ocupa o primeiro lugar na tabela dos maiores anunciantes, no acumulado do ano.
O retalhista investiu um total de 427,4 milhões de euros, a preços de tabela. Face a 2021, trata-se de um aumento de cerca de 24 milhões de euros. Em segundo lugar surge a NOS (418,3 milhões de euros) e a fechar o pódio a Altice Portugal (382,8 milhões de euros). Na quarta posição está a Unilever (357,8 milhões de euros) e na quinta o Lidl (299,7 milhões de euros).
No que diz respeito aos meios, a televisão é a clara vencedora, arrecadando um investimento total que ultrapassa os 11,8 mil milhões de euros. A internet surge na segunda posição com 974 milhões de euros, o exterior na terceira com 372 milhões de euros, a imprensa na quarta com 352 milhões de euros e a rádio na quinta com 268 milhões de euros.
Já nas agências de meios, a Carat chega ao topo da tabela (1,6 mil milhões de euros), seguida da Arena (1,5 milhões de euros), da OMD (1,2 mil milhões de euros), da Initiative (1,1 mil milhões de euros) e da Wavemaker (mil milhões de euros).
E as cinco agências de publicidade que mais investiram em 2022 foram, por ordem: Fuel (857 milhões de euros), Partners (643 milhões de euros), Havas Worldwide (615 milhões de euros), VMLY&R (593 milhões de euros) e O Escritório (567 milhões de euros).
Em Dezembro, o maior investimento foi da NOS
Se no acumulado do ano de 2022 a operadora de telecomunicações NOS ficou em segundo lugar na tabela de maiores anunciantes, no mês de Dezembro passa para o primeiro graças ao investimento de 59 milhões de euros, a preços de tabela.
Deste valor, 56,5 milhões de euros destinaram-se à TV, sendo o restante distribuído pelos outros meios. De facto, a televisão é igualmente a grande vencedora do último mês do ano, com um total de 1,1 mil milhões de euros a ela alocados. Em segundo lugar aparece a internet (974 milhões de euros), em terceiro o exterior (369 milhões de euros), em quarto a imprensa (351 milhões de euros) e em quinto a rádio (268 milhões de euros).
Nas agências de meios é também a Carat que ocupa o primeiro lugar, com um investimento de 187,2 milhões de euros. O pódio fecha com a Arena (170,7 milhões de euros) e a OMD (101,2 milhões de euros), enquanto o top 5 se completa com a Zenith (99,6 milhões de euros) e a Wavemaker (98,6 milhões de euros).
Por fim, o top cinco das agências de publicidade que mais investiram em Dezembro é composto pela Fuel (94,4 milhões de euros), O Escritório (82,1 milhões de euros), Partners (66,9 milhões de euros), VLMY&R (55,4 milhões de euros) e Bar Ogilvy (50,2 milhões de euros).
Notícia actualizada com os rankings oficiais do fecho do ano da MediaMonitor