Continente é (novamente) o maior investidor publicitário em Portugal

O Modelo Continente volta a ser o maior anunciante em Portugal, tendo registado um investimento total de cerca de 403 milhões de euros, em 2021. Trata-se de um aumento de aproximadamente 70 milhões de euros face a 2020, a preços de tabela. Os dados preliminares são do serviço MediaMonitor da Marktest e demonstram uma preferência da cadeia de supermercados da Sonae MC pela TV no momento de investir em publicidade – quase 362 milhões foram alocados a este meio no ano anterior.

Ainda assim, não é só este retalhista que opta pela TV, já que, no total, foram investidos mais de 10 mil milhões de euros em publicidade neste meio em 2021. Este número representa um aumento substancial face ao ano anterior, quando se ficou pelos 304 milhões com a chegada da pandemia ao País.

No que aos meios diz respeito, a internet vem em segundo, com cerca de mil milhões de euros em investimento, a imprensa em terceiro (350 milhões de euros), a publicidade exterior em quarto (340 milhões de euros) e a rádio em quinto lugar (222 milhões de euros).

No total, o investimento publicitário alcançou os 12,3 mil milhões de euros em Portugal no último ano, o que compara com os 11,2 mil milhões de euros registados em 2020. Por meses, Dezembro foi o mais dinâmico de 2021, com um investimento de 1,2 mil milhões de euros. Já Fevereiro foi o mês mais fraco, totalizando 678 milhões de euros em investimento.

A lista dos maiores anunciantes em território nacional conta também, na segunda posição, com a Nos (329 milhões de euros), na terceira com a Unilever (321 milhões de euros), na quarta com a Ediclube (307) e a fechar o top 5 a L’Oréal (262 milhões de euros).

Já nas agências de publicidade, a Fuel volta a ficar em primeiro lugar em termos de maior investimento, com 730 milhões de euros – mais 13 milhões de euros do que no ano anterior. Segue-se a Havas (720 milhões de euros), depois a VMLY&R (557 milhões de euros), a Partners (519,5 milhões de euros) e a Wunderman em quinto lugar (416 milhões de euros).

Por sua vez, a Carat destaca-se uma vez mais como a agência de meios que mais investe – 1,4 mil milhões de euros em 2021. As quatro posições que se seguem são ocupadas pela Arena (1,3 mil milhões de euros), Wavemaker (1,08 mil milhões de euros), Initiative (1,01 mil milhões de euros) e OMD (939 milhões de euros).

Nos lidera em Dezembro

Olhando apenas para o último mês de 2021, os dados MediaMonitor demonstram que a Nos foi o principal anunciante de Dezembro (42,6 milhões de euros). L’Oréal (39 milhões de euros), Altice (36 milhões de euros), Modelo Continente (32 milhões de euros) e Vodafone (29 milhões de euros) fecham o top.

Relativamente às agências de publicidade, a Havas liderou em Dezembro (88,8 milhões de euros), seguida da Fuel (73 milhões de euros) e da Partners (54,5 milhões de euros). No ranking das agências de meios é a Arena que figura em primeiro lugar, com a Carat em segundo (139 milhões de euros) e a Wavemaker em terceiro (126 milhões de euros).

Artigos relacionados