Continente: Mudar comportamentos para combater o desperdício alimentar

Se hoje estamos perante uma crise climática, é devido a práticas continuadas ao longo de centenas de anos. Agora, é importante mudar comportamentos e, para a MC, as empresas devem ser as primeiras a tomar consciência de que a sustentabilidade é algo que deve estar subjacente a tudo o que fazem.

De acordo com fonte da MC, a empresa tem vindo a implementar boas práticas ambientais, sociais e éticas ao longo da cadeia de valor, o que se traduz em resultados concretos. «Enquanto retalhista líder, o Continente, presente em todo o território nacional e com impacto na vida das comunidades em que se insere, sabe que é seu dever implementar medidas que procurem minimizar o impacto da sua actividade e que contribuam para o desenvolvimento sustentável. É neste sentido que o Continente está sempre à procura da melhoria contínua das operações, através da implementação das melhores práticas que, a cada momento, se apresentam como exequíveis e eco-eficientes. Do mesmo modo, e desde muito cedo, o Continente desempenha um papel activo ao nível da sensibilização sobre este tema, ao longo de toda a sua cadeia de valor», explica a MC.

UMA ESTRATÉGIA ABRANGENTE

A Estratégia de Sustentabilidade da MC é orientada por quatro grandes eixos de actuação: Acção Climática, Circularidade, Produção Sustentável e Oferta Responsável.

No eixo da Circularidade, o desperdício alimentar é um problema para o qual o Continente, enquanto retalhista, tem um papel fundamental, contribuindo também para dar o exemplo e incentivar consumidores, colaboradores e fornecedores para que tenham um papel activo neste trabalho, que é responsabilidade de todos.

De acordo com a MC, no Continente, há «um compromisso muito claro entre todos para diminuir consideravelmente, ou mesmo eliminar, a quebra das lojas e entrepostos, seja revendo os critérios de qualidade (ex. calibre da fruta), seja fazendo uma gestão mais eficiente das doações, especialmente porque neste último caso há um duplo benefício: económico e social. É preocupação do Continente minimizar o desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido».

Dados da MC mostram que só no primeiro semestre de 2023, o Continente evitou 29,7 milhões de euros de desperdício, dos quais 14,4 milhões de euros evitados através dos mecanismos de aceleramento de escoamento de produtos e 15,3 milhões de euros através do programa de doações de excedentes da Missão Continente, que chegaram a 1157 instituições de todo o país. O reaproveitamento e redistribuição de alimentos que preservam excelentes condições de consumo, através de doações de excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e de apoio a animais, faz parte do dia-a-dia das lojas Continente.

O Continente tem vindo a desenvolver iniciativas que permitem que sejam evitadas toneladas de desperdício alimentar. Exemplo disso é a nova campanha da colecção Zwilling. A oferta é constituída por seladores a vácuo para vinho, sacos de vácuo, recipientes de vidro para cozinhar, servir, selar a vácuo e conservar e uma bomba de vácuo branco, em troca de selos acumulados em compras no Continente e em produtos de marcas associadas.

O armazenamento em vácuo permite aumentar o tempo de conservação dos alimentos frescos (até cinco vezes mais), poupa tempo e dinheiro ao preparar as refeições com maiores quantidades e com mais antecedência. Conservar a vácuo no frigorífico ou congelador preserva as vitaminas e minerais dos alimentos, reduzindo desta forma o desperdício alimentar.

Para além das múltiplas funcionalidades e qualidades das caixas de armazenamento Zwilling, estas caixas permitem ainda o controlo dos alimentos conservados através da aplicação Zwilling Culinary World, que, através de um QR Code, presente em todas as caixas e sacos, envia lembretes sobre datas sugeridas para consumo e ideias para utilização dos alimentos, evitando que estes fiquem impróprios para consumo.

A Missão Continente juntou-se a esta causa com a disponibilização de um e-book sobre o desperdício alimentar e preservação dos alimentos, que está disponível no site da Missão Continente, onde procura sensibilizar para a adopção de hábitos de compra, conservação, confecção, armazenamento e consumo mais conscientes e sustentáveis. Para além disso, através do programa Escola Missão Continente, irá levar a cabo um passatempo em que desafia miúdos e graúdos a mostrarem os seus dotes no combate ao desperdício alimentar. Os mais originais recebem um sistema de vácuo Zwilling Fresh & Save.

O Continente também criou no Continente Feed uma área dedicada exclusivamente às “Receitas com Sobras e sem Desperdício”, que ajudam os consumidores a tirar o melhor partido de todos os alimentos.

O tema da sustentabilidade continua a merecer especial atenção, tendo em mente que as empresas devem promover alterações positivas nos comportamentos dos consumidores. Por essa razão, o Continente tem vindo a influenciar o ambiente onde se insere, através de medidas mais sustentáveis, ou de iniciativas com efeitos positivos no bem-estar da população.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 329) da Marketeer.

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