Continente lança plataforma para digitalizar o combate ao desperdício
Arranca hoje o LIFEFood Cycle, projecto do Continente que visa oferecer às suas lojas uma forma de gerir as quebras de stock, optimizar a doação a instituições de solidariedade e vender os seus produtos alimentares em risco de quebra a parceiros. A novidade coincide com o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares, assinalado esta terça-feira pela primeira vez.
Segundo o Continente, trata-se de uma plataforma pioneira a nível europeu: a marca será a primeira a contar com uma plataforma digital de gestão de doações e venda (B2B) dos seus excedentes. Desenvolvida em parceria com a Phenix, esta solução é co-financiada em 55% pelo programa LIFE da União Europeia.
Já há muitos anos que o Continente doa produtos a instituições de solidariedade, mas o processo tem sido predominantemente manual. Ainda assim, sublinha a retalhista da Sonae MC em comunicado, foi doado o equivalente a 12,3 milhões de euros em excedentes alimentares só no ano passado.
A nova plataforma permitirá digitalizar este processo e introduzir uma vertente adicional: a venda a parceiros por um preço que deverá ser mais baixo, permitindo recuperar mais produtos que já não têm valor comercial.
«Desde há muito tempo que a nossa visão assenta no desperdício 0. O grande objectivo é que não haja desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido. Este dia permite chamar a atenção para um problema que é de todos», comenta Pedro Lago, director de Projectos de Sustentabilidade da Sonae MC.