Continente, Fuel e Wavemaker lideram investimento publicitário em Portugal
O investimento publicitário em Portugal rondou os 850 milhões de euros no passado mês de Agosto, evidenciando uma descida face aos cerca de mil milhões registados em Julho. Dados do serviço MediaMonitor da Marktest mostram que televisão foi o principal meio, respondendo por aproximadamente 750 milhões de euros. Internet aparece em segundo lugar (quase 38 milhões), seguida por imprensa (24 milhões), outdoor (23 milhões), rádio (13 milhões) e cinema (1,7 milhões).
Os mesmos dados indicam que o Modelo Continente foi o maior investidor de Agosto, somando perto de 33 milhões de euros em publicidade. Altice Portugal (30,2 milhões), European Home Shopping (28,4 milhões), Unilever Fima (21,7 milhões) e Reckitt Benckiser (20,8 milhões) fecham o top 5.
Quanto a agências de publicidade, a Fuel leva a taça, ao registar um investimento de 60,7 milhões de euros no oitavo mês do ano. Logo depois surgem a Partners (41,2 milhões), Havas Worldwide (39,2 milhões), VMLY&R (35,1 milhões) e Wunderman Thompson (28,7 milhões).
Por fim, quando o assunto são agências de meios, o MediaMonitor revela que a Wavemaker ocupa o topo da lista, com um investimento de 91,4 milhões de euros. Seguem-se a Carat (90 milhões), OMD (76,2 milhões), Initiative (69,2 milhões) e Arena (68,1 milhões).