Continente: A música e gastronomia no mesmo evento
O Festival da Comida Continente (FCC) destaca- se no panorama dos festivais de Verão em Portugal com uma particularidade única: combina a paixão pela música com a gastronomia. Este festival, organizado pelo Continente, realiza este ano a sua sexta edição, e tem como objectivo proporcionar experiências únicas e memoráveis ao público, fortalecendo, ao mesmo tempo, a ligação emocional dos consumidores à marca. Em entrevista à Marketeer, Tiago Soeiro, Brand Experience manager do Continente, falou sobre as estratégias de marketing e os valores que sustentam este evento.
EDIÇÕES PASSADAS E ESTRATÉGIA
Nas cinco edições anteriores, o Festival da Comida Continente revelou-se um sucesso. Em 2023, o evento atraiu mais de 500 mil visitantes ao Parque da Cidade do Porto, demonstrando uma significativa capacidade de mobilização e um alto nível de envolvimento do público. O contínuo sucesso do Festival da Comida Continente deve-se, em grande parte, à presença de artistas de renome nacionais e internacionais, como Sebastián Yatra, Daniela Mercury, Ana Moura e Tony Carreira, que atraem uma audiência diversificada.
Do lado da gastronomia, este ano o festival oferece um programa variado que inclui a participação de conceituados chefs como Diogo Rocha, Hélio Loureiro, Marlene Vieira, Justa Nobre e Manuel Almeida, por exemplo. «Este foco na culinária de qualidade, com pratos tradicionais, posiciona o festival como um evento de referência na promoção dos produtos nacionais e na valorização da gastronomia portuguesa », afirma Tiago Soeiro.
Outro ponto alto é a Praça dos Vinhos, onde em 2023 se realizaram mais de 150 mil provas e, este ano, basta adquirir um copo e é possível provar os vinhos dos produtores.
«A oferta de experiências gastronómicas a preços acessíveis e a inclusão de actividades para todos ampliam o apelo do festival, tornando-o inclusivo e acessível a um vasto público. Estes elementos, combinados com uma programação atractiva, garantem que o Festival da Comida Continente continue a crescer em popularidade e impacto a cada edição», acrescenta o brand manager do Continente.
O Festival da Comida Continente visa um público variado, desde famílias a entusiastas da gastronomia e amantes da música, e é um evento que dá palco a todos os gostos. Com actividades para todas as idades e uma oferta gastronómica acessível, o Continente reforça a sua imagem como uma marca que valoriza a diversidade e a inclusão. Até os animais de estimação são bem-vindos. «Além disso, temos um Palco Saudável, onde promovemos workshops ao longo do dia», afirma Tiago Soeiro.
Este ano, o festival apresenta também artistas musicais de destaque, como Manuel Turizo, Ivandro, Aurea e Pedro Abrunhosa. Este foco na qualidade e diversidade das experiências gastronómicas e musicais pretende cativar tanto um público nacional como internacional e, para a edição de 2024, o Continente traçou metas ambiciosas. O festival também visa promover práticas sustentáveis, como evidenciado pela certificação 3R6 da Sociedade Ponto Verde, e sensibilizar os participantes para a alimentação saudável e a sustentabilidade ambiental. Este ano, o festival alarga o horário (10h30 à 01h00) e introduz o Palco Arraial, «inspirado nos tradicionais arraiais de Verão portugueses, que proporciona uma atmosfera animada e festiva. Este novo espaço é especialmente dedicado a um público mais jovem, respondendo ao objectivo de rejuvenescimento do festival. O Palco Arraial contará com a presença de artistas populares como Toy, Romana, Rebeca, 4Mens e o grupo Turb’ó Baile, garantindo uma programação vibrante e envolvente», explica Tiago Soeiro. Assim, este novo palco surge com vários objectivos para celebrar a cultura e as tradições portuguesas, reforçando a identidade cultural do evento. Ao introduzir este novo espaço, «o festival amplia a sua oferta de entretenimento, proporcionando mais momentos de alegria e diversão para todos os presentes. Esta inovação é também uma forma de manter o festival dinâmico e atractivo».
MÚSICA E MARCAS
A ligação dos valores da marca Continente à música tem sido uma constante ao longo das edições do Festival da Comida Continente. Segundo Tiago Soeiro, «a música tem um poder unificador que nos permite criar uma experiência inclusiva e emocionalmente conectada com os nossos clientes». Ao oferecer concertos gratuitos com artistas de renome, o Continente democratiza o acesso à cultura, reflectindo os seus valores de variedade, qualidade, responsabilidade e inovação.
«A música, como um elemento central do festival, reforça a ligação emocional das famílias com a marca», reforça o brand manager do Continente. «A presença de artistas populares em concertos gratuitos, em locais emblemáticos como o Parque da Cidade do Porto, cria um ambiente festivo e acolhedor, promovendo momentos de descontracção e lazer. Esta estratégia está alinhada com os valores de portugalidade e proximidade, ao promover a cultura e as tradições locais através da música.»
A aposta na qualidade dos espectáculos musicais é acompanhada por uma cuidada selecção de experiências gastronómicas. Tiago Soeiro salienta que «a presença de chefs reconhecidos e de produtores locais no festival permite-nos oferecer uma viagem gastronómica que valoriza os sabores tradicionais e as inovações culinárias».
Ao oferecer pratos de alta gastronomia a um preço acessível – 6 euros –, o Continente pretende, neste festival, democratizar o acesso a refeições de qualidade, permitindo que todos os visitantes possam desfrutar de pratos confeccionados por chefs de renome. Esta abordagem reforça o compromisso do Continente em proporcionar experiências gastronómicas de excelência a um público amplo e diversificado. Com pratos como Arroz de Polvo Caldoso, Lombo de Bacalhau, Brás de Camarão e Agrião, Cachaço de Porco com Farinheira, a iniciativa visa celebrar e promover a rica gastronomia portuguesa. A curadoria do Chef André Matos reforça que as receitas apresentadas representam o melhor da culinária nacional.
O Festival da Comida Continente já recebeu vários prémios, incluindo Prata na categoria “Festival e eventos próprios” nos BEA World, uma distinção que reconhece a criatividade e inovação da indústria a nível mundial. O Continente foi a única marca nacional entre os finalistas da edição de 2022.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.