Continente: A música e gastronomia no mesmo evento

O Festival da Comida Continente (FCC) destaca- se no panorama dos festivais de Verão em Portugal com uma particularidade única: combina a paixão pela música com a gastronomia. Este festival, organizado pelo Continente, realiza este ano a sua sexta edição, e tem como objectivo proporcionar experiências únicas e memoráveis ao público, fortalecendo, ao mesmo tempo, a ligação emocional dos consumidores à marca. Em entrevista à Marketeer, Tiago Soeiro, Brand Experience manager do Continente, falou sobre as estratégias de marketing e os valores que sustentam este evento.

EDIÇÕES PASSADAS E ESTRATÉGIA

Nas cinco edições anteriores, o Festival da Comida Continente revelou-se um sucesso. Em 2023, o evento atraiu mais de 500 mil visitantes ao Parque da Cidade do Porto, demonstrando uma significativa capacidade de mobilização e um alto nível de envolvimento do público. O contínuo sucesso do Festival da Comida Continente deve-se, em grande parte, à presença de artistas de renome nacionais e internacionais, como Sebastián Yatra, Daniela Mercury, Ana Moura e Tony Carreira, que atraem uma audiência diversificada.

Do lado da gastronomia, este ano o festival oferece um programa variado que inclui a participação de conceituados chefs como Diogo Rocha, Hélio Loureiro, Marlene Vieira, Justa Nobre e Manuel Almeida, por exemplo. «Este foco na culinária de qualidade, com pratos tradicionais, posiciona o festival como um evento de referência na promoção dos produtos nacionais e na valorização da gastronomia portuguesa », afirma Tiago Soeiro.

Outro ponto alto é a Praça dos Vinhos, onde em 2023 se realizaram mais de 150 mil provas e, este ano, basta adquirir um copo e é possível provar os vinhos dos produtores.

«A oferta de experiências gastronómicas a preços acessíveis e a inclusão de actividades para todos ampliam o apelo do festival, tornando-o inclusivo e acessível a um vasto público. Estes elementos, combinados com uma programação atractiva, garantem que o Festival da Comida Continente continue a crescer em popularidade e impacto a cada edição», acrescenta o brand manager do Continente.

O Festival da Comida Continente visa um público variado, desde famílias a entusiastas da gastronomia e amantes da música, e é um evento que dá palco a todos os gostos. Com actividades para todas as idades e uma oferta gastronómica acessível, o Continente reforça a sua imagem como uma marca que valoriza a diversidade e a inclusão. Até os animais de estimação são bem-vindos. «Além disso, temos um Palco Saudável, onde promovemos workshops ao longo do dia», afirma Tiago Soeiro.

Este ano, o festival apresenta também artistas musicais de destaque, como Manuel Turizo, Ivandro, Aurea e Pedro Abrunhosa. Este foco na qualidade e diversidade das experiências gastronómicas e musicais pretende cativar tanto um público nacional como internacional e, para a edição de 2024, o Continente traçou metas ambiciosas. O festival também visa promover práticas sustentáveis, como evidenciado pela certificação 3R6 da Sociedade Ponto Verde, e sensibilizar os participantes para a alimentação saudável e a sustentabilidade ambiental. Este ano, o festival alarga o horário (10h30 à 01h00) e introduz o Palco Arraial, «inspirado nos tradicionais arraiais de Verão portugueses, que proporciona uma atmosfera animada e festiva. Este novo espaço é especialmente dedicado a um público mais jovem, respondendo ao objectivo de rejuvenescimento do festival. O Palco Arraial contará com a presença de artistas populares como Toy, Romana, Rebeca, 4Mens e o grupo Turb’ó Baile, garantindo uma programação vibrante e envolvente», explica Tiago Soeiro. Assim, este novo palco surge com vários objectivos para celebrar a cultura e as tradições portuguesas, reforçando a identidade cultural do evento. Ao introduzir este novo espaço, «o festival amplia a sua oferta de entretenimento, proporcionando mais momentos de alegria e diversão para todos os presentes. Esta inovação é também uma forma de manter o festival dinâmico e atractivo».

MÚSICA E MARCAS

A ligação dos valores da marca Continente à música tem sido uma constante ao longo das edições do Festival da Comida Continente. Segundo Tiago Soeiro, «a música tem um poder unificador que nos permite criar uma experiência inclusiva e emocionalmente conectada com os nossos clientes». Ao oferecer concertos gratuitos com artistas de renome, o Continente democratiza o acesso à cultura, reflectindo os seus valores de variedade, qualidade, responsabilidade e inovação.

«A música, como um elemento central do festival, reforça a ligação emocional das famílias com a marca», reforça o brand manager do Continente. «A presença de artistas populares em concertos gratuitos, em locais emblemáticos como o Parque da Cidade do Porto, cria um ambiente festivo e acolhedor, promovendo momentos de descontracção e lazer. Esta estratégia está alinhada com os valores de portugalidade e proximidade, ao promover a cultura e as tradições locais através da música.»

A aposta na qualidade dos espectáculos musicais é acompanhada por uma cuidada selecção de experiências gastronómicas. Tiago Soeiro salienta que «a presença de chefs reconhecidos e de produtores locais no festival permite-nos oferecer uma viagem gastronómica que valoriza os sabores tradicionais e as inovações culinárias».

Ao oferecer pratos de alta gastronomia a um preço acessível – 6 euros –, o Continente pretende, neste festival, democratizar o acesso a refeições de qualidade, permitindo que todos os visitantes possam desfrutar de pratos confeccionados por chefs de renome. Esta abordagem reforça o compromisso do Continente em proporcionar experiências gastronómicas de excelência a um público amplo e diversificado. Com pratos como Arroz de Polvo Caldoso, Lombo de Bacalhau, Brás de Camarão e Agrião, Cachaço de Porco com Farinheira, a iniciativa visa celebrar e promover a rica gastronomia portuguesa. A curadoria do Chef André Matos reforça que as receitas apresentadas representam o melhor da culinária nacional.

O Festival da Comida Continente já recebeu vários prémios, incluindo Prata na categoria “Festival e eventos próprios” nos BEA World, uma distinção que reconhece a criatividade e inovação da indústria a nível mundial. O Continente foi a única marca nacional entre os finalistas da edição de 2022.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.

Artigos relacionados