Contentores de lixo que falam alertam para multas no Porto

Quem não cumprir as boas práticas na deposição de resíduos, na cidade do Porto, vai passar a ser multado. A penalização já estava prevista mas só agora será aplicada, pelo que era preciso alertar os moradores da Invicta. Como? Através de contentores do lixo falantes.

Numa acção desenvolvida pela agência Razão, foram instalados sistemas de som em alguns contentores. A partir de uma carrinha, escondida, estava uma actriz que ia conversando com as pessoas que aproximavam do contentor.

“Numa série de situações engraçadas, e bastante educativas, os cidadãos ‘apanhados’ eram corrigidos em tempo real e eram também convidados a responder a perguntas sobre a boa utilização dos contentores. Por fim, eram informados sobre a aplicação das multas”, explica a agência em comunicado.

A campanha sob o mote “O Porto é a Nossa Casa” foi desenvolvida para a Porto Ambiente, sendo esta já a terceira edição do trabalho. Nas primeiras edições, o foco foi para a educação e consciencialização sobre as a maneira correcta de colocar o lixo no lixo.

Desta vez, explica a Razão, o desafio passava por comunicar um tema pouco simpático – as multas – de uma forma que fosse directa, educativa e descontraída. Além dos contentores falantes, foram espalhados mupis pela cidade com a mensagem “Não deite dinheiro ao lixo”.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...