Consumo mindful de snacks aumenta. Chocolate é associado a alegria
Os resultados do relatório “State of Snacking” deste ano da Mondelēz revelam que os comportamentos de consumo de snacks continuam a crescer, incluindo um aumento notável no consumo consciente de snacks (mindful snacking), sendo a categoria de chocolate particularmente associada à alegria.
Os dados revelam o crescente desejo dos consumidores por snacks que ofereçam uma harmonia entre satisfação, alinhamento com valores pessoais e ambientais. Os consumidores acreditam nos snacks pelos benefícios sentidos, tais como aumentar a energia (75%), melhorar o humor (74%) e alinhar-se com objectivos pessoais de fitness (70%). Além disso, 63% dos consumidores inquiridos procura snacks cujos produtores trabalhem para minimizar o seu impacto ambiental e reforcem a sustentabilidade.
Os consumidores estão a praticar o snacking:
- Consistentemente: o gasto financeiro com snacks mantém-se inalterado, com dois terços (66%) dos consumidores a concordarem que não fizeram alterações significativas nos seus gastos com snacks, apesar de estarem mais conscientes dos preços.
- Cuidadosamente: 85% dos consumidores relata que regularmente aprecia o sabor, o aroma e a textura de um snack enquanto come; 78% diz que aprecia mais os snacks quando consumidos de forma atenta.
- Aventureiramente: os consumidores inquiridos estão a usar as redes sociais (62%) e a procurar novidades, com seis em cada dez a considerarem-se “aventureiros do snacking” que gostam de experimentar novos snacks.
- Propositadamente: mais de dois terços dos consumidores globais concordam que frequentemente escolhem marcas que se alinham com os seus valores, alimentando um crescente apetite por snacks com benefícios de sustentabilidade.