Consumidores priorizam qualidade e valor da marca sobre responsabilidade social

É 10 vezes mais provável que os consumidores elejam a qualidade e o valor de uma marca como os seus atributos mais importantes do que apontem para o impacto que as mesmas têm nas comunidades – a chamada responsabilidade social. A conclusão está patente num estudo levado a cabo pela Forrester nos Estados Unidos da América.

De acordo com a empresa de estudos de mercado, embora mais de 90% dos consumidores se mostre disponível para compensar ou punir uma marca com base na forma como trataram os seus colaboradores durante a pandemia de Covid-19, a verdade é que somente 9% trocou, efectivamente, uma insígnia por outra como consequência deste problema.

Por outro lado, o mesmo estudo revela que 42% dos consumidores inquiridos diz ter trocado de marca e escolhido uma alternativa devido a faltas de stock.

O WARC, que dá conta da análise, explica por que razão esta conclusão é tão importante para as marcas: se, por um lado, o investimento em campanhas focadas no propósito e em divulgar as práticas sustentáveis das marcas está a aumentar, por outro, verifica-se que as expectativas dos consumidores são maiores do que as suas acções. No momento de escolher uma marca e de gastar dinheiro num produto ou serviço, a sustentabilidade e a responsabilidade social ainda não são os principais factores de influência.

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