Consumidores estão contra o desperdício alimentar…mas só na teoria

Apesar da grande maioria dos consumidores estar consciente da importância do combate ao desperdício alimentar, uma grande percentagem continua a desperdiçar.

Este é o resultado de um estudo da Too Good to Go, realizado pela YouGov, a quase 18 mil inquiridos na Europa, Estados Unidos e Canadá. Para além desta conclusão, os dados da empresa revelam que existe, inclusive, um aumento na quantidade de desperdício alimentar produzido a nível global..

Dos inquiridos que afirmaram saber que reduzir o desperdício de alimentos é uma das formas mais eficientes para combater as alterações climáticas, apenas 37% assumiram não desperdiçar nenhum alimento. No total, 55% confessa que ainda desperdiça algum tipo de alimento. Quanto aos motivos, 22% dos inquiridos acredita que as quantidades são tão reduzidas que não vale a pena evitar o seu desperdício.

Em Portugal, 41% dos inquiridos afirma não desperdiçar comida (vs 35% a nível global) e apenas 8% assume não desperdiçar alimentos. As famílias portuguesas com crianças até aos seis meses representam o grupo que mais desperdiça. E 72% dos portugueses afirma estar ciente de que a principal solução para o combate às alterações climáticas passa pela redução do desperdício alimentar, que representa 10% dos gases de efeito de estufa a nível global.

«O desperdício alimentar doméstico não é algo que acontece intencionalmente. Resulta de pequenos comportamentos, aparentemente insignificantes, que todos deveríamos ter mais atenção e todos podemos melhorar. Todos nós, individualmente, precisamos do apoio das empresas e do governo por forma a fazermos escolhas mais informadas e sermos mais ágeis e rápidos a actuar. Quando, por exemplo, os produtores de alimentos a nível mundial estiverem a tornar a rotulagem de datas de validade dos produtos mais clara e os governos estiverem a incluir metas concretas de redução do desperdício de alimentos, nos seus planos de redução de carbono, então começaremos a reconhecer o problema e seremos capazes de fazer mudanças com escala», afirma Madalena Rugeroni, country manager da Too Good To Go Portugal e Espanha.

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