Consumidor português está mais avarento, guloso e vaidoso

Portugal está a atravessar uma clara fase de recuperação económica, prevendo-se um ano de 2015 com níveis positivos em praticamente todos os sectores. A conclusão é da Kantar World Panel, empresa de estudos de mercado, após fazer uma comparação entre os primeiros seis meses do ano com o período homólogo de 2014.

No período em análise, foram várias as categorias de produtos que registaram um aumento no consumo. Produtos para a casa, Alimentação animal e Combustíveis foram os principais destaques, tendo crescido 11,9%, 7,4% e 2,6%, respectivamente.

Com base nos dados recolhidos, a Kantar traçou o perfil do shopper português, definindo-o como mais avarento, guloso, vaidoso, preguiçoso e luxuoso.

A avareza prende-se com a frequência de compra que tem vindo a reduzir de forma constante. Em 2013, o número de idas às compras rondava as 65, decrescendo para 62 em 2014 e 61 em 2015. Pese embora as cestas serem maiores, com o ticket médio a cifrar-se nos 25 euros, não compensam a redução do número de idas às compras. Além disso, verifica-se uma maior aquisição de produtos em desconto, que oferecem poupança cada vez maior, com 57% das compras a incluírem, pelo menos, um artigo em promoção.

A gula deve-se ao facto de o consumo de sobremesas e pastelaria ter registado um aumento de 4,9%. Apesar do consumo dentro de casa não estar a aumentar – tendo-se inclusive registado um decréscimo de 13% -, o consumo no exterior tem vindo a subir. Refeições como o lanche da tarde e o pequeno-almoço têm registado um aumento por parte dos portugueses. O consumo de café, por exemplo, subiu de 63,6%, em 2014, para 65,2%, em 2015.

O consumidor português está também mais vaidoso, denotando-se um aumento de 0,2% na compra de cremes tonificantes, de rosto e leites de limpeza.

Quanto à preguiça, deve-se ao aumento de compras online por parte dos portugueses. De 2013 para 2014 foram perdidos alguns compradores online, que voltaram a comprar por este meio nos primeiros seis meses de 2015. No entanto, segundo a Kantar, apenas 0,6% dos portugueses compram alimentos através da Internet.

Por último, a Kantar prevê um consumidor mais luxoso, devendo despender uma maior quantia até ao final do ano na compra de viagens, tecnologias e automóveis.

Quanto às previsões para este ano, a Kantar antevê que quase todos os sectores vão manter o crescimento no segundo semestre de 2015, com a excepção dos Combustíveis e Alimentação animal.

De realçar ainda que os primeiros seis meses de 2015 registaram um aumento na confiança dos portugueses, cifrada em -19,6%. Apesar de negativo, é um aumento significativo face, por exemplo, aos -52% em período homólogo no ano de 2013.

Texto de Rafael Paiva Reis
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