Conhecer o Dão no Farol de Cascais

The Mix é o restaurante do Hotel Farol, em Cascais, que, à semelhança do seu nome, proporcionou a conjugação entre a gastronomia e uma degustação vínica dos produtos da Quinta de Lemos.

Com uma invejável vista sobre o oceano, a Marketeer foi descobrir os vinhos do Dão da Quinta de Lemos, enquanto desfrutava da proposta gastronómica do chef executivo Hugo Silva.

Começámos por uma entrada de salmão, geleia de pepino e tártaro de ostra, cujos sabores funcionam em perfeita harmonia. A acompanhar, o Jaen, 2008, da Quinta de Lemos, de sabor intenso e com persistência no paladar.

Seguiu-se ovo a baixa temperatura, farinheira, cogumelos, trigo sarraceno e aveia. A utilização destes dois últimos ingredientes foi tão surpreendente como deliciosa, conferindo uma textura crocante ao prato. Acompanhou com o Dona Paulette 2016, um branco muito equilibrado e aromático.

A proposta de peixe consistiu em bacalhau confitado com uma cevada de espargos e bivalves. A suculência das lascas estava em sintonia com o sabor elegante do Dona Santana 2009, produzido a partir das quatro castas tintas do Dão (Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro).

Quanto à carne, fomos presenteados com lombo de novilho, cogumelos, couve coração e batata aromatizada com alecrim. Igualmente aromatizado era o Touriga Nacional, 2010, cuja robustez deu por encerrada a harmonização vínica. Mas não a refeição, havendo ainda ocasião para experimentar a sobremesa, que consistiu em croissant, pêra e gelado de nata.

Foi, portanto, um jantar vínico que permitiu explorar os mais diversos sabores, quer os propostos pelo chef Hugo Silva, como os vinhos detalhados da Quinta de Lemos. O respeito pela sazonalidade e pela passagem do tempo é uma das características fundamentais na filosofia da marca. Os vinhos apenas vão para o mercado quando a Quinta de Lemos entende que estão absolutamente prontos para consumo. Por isso, a gama de vinhos tintos sai desta quinta pelo menos com cinco anos de garrafa. E os consumidores agradecem, sabendo que ainda têm muito fulgor e longos anos pela frente.

Texto de Rafael Paiva Reis

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal