Conheça os 10 whiskies de luxo mais caros do Mundo

Há vários factores que determinam o preço de uma garrafa de whisky, desde a marca à idade, passando também pela sua exclusividade. Referências especiais das quais apenas restem algumas unidades tenderão a apresentar mais zeros na etiqueta. É o caso do Macallan Fine and Rare de 1926, que foi leiloado por 1,9 milhões de dólares (aproximadamente 1,6 milhões de euros) em Outubro do ano passado.

Segundo o jornal espanhol El Economista, outra garrafa de Macallan de 1926 tinha sido vendida um ano antes por 1,2 milhões de dólares (um milhão de euros) e desde então somam-se mais seis unidades com preços nunca inferiores a um milhão.

A mesma publicação reuniu também os 10 whiskies de luxo mais caros do Mundo numa lista que mostra quanto alguns consumidores estão dispostos a pagar para ter em casa néctares a que poucas pessoas terão acesso.

The Macallan Fine & Rare

A história deste whisky começa em 1926 quando a destilaria The Macallan decidiu recorrer a uma barrica que anteriormente tinha servido para guardar xerez para envelhecer o seu novo single malt. O whisky lá ficou durante 60 anos, até que foi engarrafado num processo que resultou em 40 unidades com rótulo assinado por Peter Blake – mais conhecido por desenhar a capa do álgum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos The Beatles.

Todos estes pormenores fizeram com que uma garrafa de The Macallan Fine & Rare pudesse ultrapassar os 22 mil dólares (18,6 mil euros) em 2007. Hoje, o valor subiu para pelo menos um milhão.

The Macallan in Lalique, Cire Perdue

Também da família Macallan surge esta edição especial com 64 anos, desenhada pela marca de cristais Lalique para comemorar os 150 anos do nascimento do seu criador. Uma garrafa pode chegar aos 460 mil dólares (389,6 mil euros).

Dalmore 64 Trinitas

Foram criadas apenas três garrafas desde whisky da destilaria The Dalmore, na Escócia, a apenas alguns quilómetros da popular região de Inverness. Devido ao número reduzido de unidades, as garrafas chegam a custar mais de 160 mil dólares (135,5 mil euros).

Pure Pot Still Whisky com 25 anos

Aquela que foi uma das últimas garrafas produzidas pela irlandesa Nun’s Island pode custar pelo menos 143 mil dólares (121 mil euros). A destilaria fechou as suas portas em 1913, gerando curiosidade entre os apreciadores de whisky que não têm muitas oportunidades de conhecer o seu trabalho.

W&J Mutter’s Bowmore 1850

Com um preço fixado nos 60.135 dólares (50,9 mil euros), este whisky tem andado de mãos em mãos entre herdeiros de William Mutter, fazendo com que o valor da garrafa suba. Desde 1850 que a bebida vai passando por várias gerações.

The Dalmore 62 Single Hiland Malt Scotch

Apenas 12 garrafas deste whisky foram produzidas pela destilaria The Dalmore, fazendo com que seja uma edição especial e limitada. Uma garrafa pode chegar aos 58 mil dólares (49 mil euros). Reza a lenda que a pessoa que pagou esse preço foi a única que teve coragem de abrir a garrafa.

The Dalmore Oculus

A destilaria The Dalmore aparece mais uma vez na lista dos whiskies de luxo mais caros do planeta, desta vez com uma garrafa que pode chegar aos 46,6 mil dólares (39,5 mil euros). Só existe um exemplar, disponível num recipente de cristal de Baccarat.

Glenavon Special Liqueur Whisky

Ninguém é capaz de precisar a data deste whisky, indica o El Economista, tendo em conta que a destilaria Glenavon encerrou em 1850. Ainda assim, esse marco permite estimar uma idade mínima da bebida, o que faz com que o preço dispare para 28,9 mil dólares (24,5 mil euros).

Glenfiddich Rare Collection de 1937

Há apenas uma garrafa de 750ml deste whisky, levando o preço a aumentar, neste caso para pelo menos 20 mil dólares (16,9 mil euros). As normas de importação dos Estados Unidos da América na altura deverão explicar o facto de só existir um exemplar com esta capacidade.

Dalmore Selene

Por fim, surge um whisky cujo preço chega aos 18.750 dólares (15,9 mil euros). Envelhecido durante 58 anos, esta bebida foi extraída de barris de 1781, que deram origem a somente 30 garrafas.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...