Superbrands Portugal distingue 42 marcas de excelência no mercado nacional
A Superbrands Portugal distinguiu este ano 42 Marcas de Excelência presentes no mercado português, avaliadas e reconhecidas pelos Consumidores e pelo Conselho Superbrands.
Os prémios foram entregues na 20ª Gala Superbrands, realizada ontem, dia 29, à noite, no Casino Estoril, com a presença de mais de 300 profissionais e figuras públicas, incluindo o ator Ruy de Carvalho e a influenciadora Liliana Filipa.
Nesta 20ª edição da Superbrands Portugal foram avaliadas as marcas relevantes para o Consumidor, com perspetivas de referenciação espontânea, e Marcas exclusivamente Nacionais, bem como as Marcas Corporate, que atuam na dimensão de negócio (business-to-business), e as Personalidades de Excelência, reconhecidas e eleitas espontaneamente pelo público, nas categorias de ‘Apresentadores de TV’, ‘Atores’, ‘Jovens Influencers’ e ‘Jovens Desportistas’.
Das 42 Marcas distinguidas, sete foram premiadas pela primeira vez como Marcas de Excelência, registando-se a presença de 11 com mais de 10 distinções ao longo das 20 edições da Superbrands em Portugal.
Como Superbrands Geral foram distinguidas 28 Marcas: Ageas Seguros; Alegro; Auchan; Banco BPI; Banco Montepio; BP; Branca de Neve; Caixa Geral de Depósitos; Continente; CP – Comboios de Portugal; EDP; Endesa; ERA Imobiliária; Fnac; Izidoro; Lusíadas Saúde; Médis; MEO; Mercedes; MO; Prio; Purina; Remax; Renault; RFM; Sapo; Sport Lisboa e Benfica; Sport TV.
Por sua vez, como Superbrands Nacionais, foram premiadas quatro: Cavalinho, Gazela, Maxmat e Perfumes & Companhia. Já na dimensão Superbrands Corporate foram reconhecidas 10 Marcas: Secil; Prosegur; Nova SBE; Locarent; ISQ; Ernst & Young (EY); Elis; Edenred; DreamMedia; Caetano Auto.
“Volvidas mais de duas décadas da Superbrands Portugal, voltamos a reconhecer e premiar as Marcas que, no mercado português, estão a atuar acima e para lá das suas concorrentes. A seleção destas Marcas de Excelência é feita de modo totalmente idóneo, independente e transparente, não existindo qualquer candidatura”, começa por referir Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Portugal, explicando que o processo de seleção das Marcas assenta em duas fases.
“Na primeira, as Marcas são referenciadas espontaneamente pelos consumidores, no decurso do Estudo ao Consumidor, conduzido pela AMINT, uma empresa de análise e estudos de mercado. Para as Marcas Corporate, o estudo é realizado junto de profissionais da área de procurement/compras de vários setores, seguindo o mesmo princípio. Na segunda fase, as Marcas com maior referenciação são avaliadas pelo Conselho Superbrands, constituído nesta edição por um grupo de 16 profissionais de diversas áreas de atividade. Cada uma das partes do processo tem um peso equitativo nos cálculos finais, sendo que as Marcas que integram o Top 10% são distinguidas como Superbrands”, esclarece Pedro Diogo Vaz.
Das mais de 40 Marcas premiadas, os sete presentes pela primeira vez na Superbrands Portugal foram a Alegro, BP, Endesa, Ernst & Young (EY), Locarent, Prio e Secil, destacando-se ainda as Marcas com mais de 10 distinções ao longo das duas décadas do projeto: Banco Montepio; BPI; Branca de Neve; Continente; EDP (distinguida nas 20 edições); Médis; Mercedes Benz; Remax; RFM; Sapo; Sport Lisboa e Benfica.