Existem algumas diferenças geracionais distintas nos EUA em relação à confiança nas marcas, com as faixas etárias mais jovens a depositarem significativamente mais confiança nas marcas digitais.
O relatório The Most Trusted Brands 2025, da Morning Consult, revela que Dawn Dish Soap, Band Aid e UPS lideram a lista entre todos os adultos. Mas os três primeiros para a geração Y são a Google, o PayPal e o YouTube; para a Geração Z, é o YouTube, seguido de BAND-AID e Dawn Dish Soap. Já a Geração Z confia mais no TikTok e Duolingo em relação aos adultos americanos em geral.
Os itens essenciais do dia a dia lideram o caminho. Em tempos de incerteza, os consumidores gravitam em direção a marcas que são fiáveis pela sua fiabilidade e qualidade consistente. As marcas de cuidados pessoais e de limpeza que atendem às necessidades básicas aparecem com destaque na lista para adultos.
As diferenças geracionais refletem a mudança de valores. Embora a Band Aid e a Dawn Dish Soap estejam entre as três marcas mais fiáveis da Geração Z, o relatório refere que este grupo demográfico tem maior probabilidade do que todos os adultos de confiar em marcas que priorizam o digital, como o YouTube e a Google, bem como em empresas que priorizam o valor, como a Ben & Jerry’s.
A geração Y demonstra uma elevada confiança na Google, PayPal e Netflix, marcas que moldaram as suas vidas digitais e financeiras. A Geração X e os baby boomers, por sua vez, continuam a confiar mais nas marcas tradicionais.
A confiança conquista-se através da consistência e do propósito. As marcas que cumprem consistentemente as suas promessas conquistam a confiança do consumidor. Já as que demonstram um claro sentido de propósito e impacto na comunidade, como a Ben & Jerry’s e a Dove, são cada vez mais reconhecidas, especialmente entre as gerações mais jovens.
As insígnias de destaque captam a lealdade de um grupo demográfico específico. São confiadas num grau significativamente maior por um determinado grupo demográfico em comparação com a média geral. Para a Geração Z, são o TikTok e o Duolingo; para a Geração X e os baby boomers, são a Campbell’s Soup e a Procter & Gamble.
A confiança é a base de todas as relações duradouras com uma marca, afirma o relatório, e essa fiabilidade constrói-se com o cumprimento consistente da promessa da marca. Ao mesmo tempo, é importante reconhecer que algumas insínias são especialmente fiáveis por determinadas faixas etárias, o que irá moldar a forma como se podem envolver autenticamente com determinado público.
“Com o tempo, cada geração desenvolve uma identidade única com base no que os seus membros consomem com mais fervor, desde música e arte a filmes e (talvez principalmente) marcas” – Ellyn Briggs, Analista de Marca da Morning Consult.














