‘Compre Agora, Pague Depois’: a nova estratégia financeira dos portugueses
64% dos portugueses usa o Buy Now Pay Later como solução para fazer face a acontecimentos inesperados
Portugueses utilizam BNPL sobretudo para compras de eletrodomésticos, tecnologia e viagens, mantendo uma abordagem cautelosa ao pagamento fracionado. Nos últimos anos, o mercado do Buy Now Pay Later (BNPL) – compre agora, pague depois – tem vindo a crescer por toda a Europa, com cerca de sete em cada dez cidadãos europeus a utilizarem este método de pagamento.
Segundo o mais recente estudo da FLOA, em parceria com a Kantar, 64% dos consumidores portugueses utilizam esta solução para lidar com despesas inesperadas.
Os dados do estudo “Payment Trends” indicam que, em Portugal, 51% dos utilizadores recorre ao BNPL para pagar entre uma a três compras por ano com valores até 500 euros, especialmente no setor dos eletrodomésticos, tecnologia e viagens.
Esta tendência é comum no sul da europa, com França, Itália e Espanha a adotarem maioritariamente o pagamento fracionado, ao contrário do norte da Europa com os Países Baixos, Alemanha e Bélgica que optam pelo pagamento diferido.
Apesar de o BNPL ser ainda relativamente novo em Portugal, 26% dos consumidores já utilizam este método regularmente, demonstrando um crescimento contínuo, em linha com o resto da Europa.
Alexandre Carrera Lejeune, responsável da FLOA da Península Ibérica, explica que “os dados de utilização do BNPL refletem um consumo responsável em Portugal, com os consumidores a olharem para este método como uma ferramenta útil para gerir imprevistos financeiros sem comprometer o orçamento familiar. Mais do que uma comodidade, o BNPL tem-se tornado uma solução estratégica para manter o equilíbrio nas finanças pessoais.”
A flexibilidade de pagamento é cada vez determinante na escolha de um fornecedor – a par da notoriedade – com 37% dos consumidores a considerarem o método de pagamento como o segundo critério mais importante na escolha de uma marca.
Além disso, 54% dos portugueses admite que mudaria de ponto de venda se o BNPL não estiver disponível.
O estudo “Payment Trends”, desenvolvido pela FLOA em parceria com a Kantar, envolveu mais de quatro mil inquiridos distribuídos geograficamente em França, Espanha, Bélgica, Itália, Portugal, Alemanha e Países Baixos.