Compras no WhatsApp? Plataforma procura novas fontes de receita
Compras, pagamentos e atendimento ao cliente. Em traços gerais, é assim o futuro do WhatsApp. Embora tenha nascido como uma aplicação para a troca de mensagens, o WhatsApp evoluiu e está à procura de novas fontes de receitas. Uma delas vai passar por oferecer aos utilizadores a possibilidade de realizarem compras dentro da aplicação.
O objectivo é permitir que marcas e negócios possam vender produtos no WhatsApp via Facebook Shops, loja online lançada em Maio para garantir uma experiência de comércio unificada a todas as apps que constituem o universo Facebook.
O WhatsApp vai também passar a fornecer serviços de “hosting”, ou seja, disponibilizar às empresas que já usam as suas ferramentas de apoio ao cliente a hipótese de armazenarem essas mensagens nos servidores do Facebook. A aplicação entra, assim, no negócio da cloud.
De acordo com Matt Idema, Chief Operating Officer do WhatsApp, a ferramenta de compras será lançada ainda este ano. Por outro lado, os serviços de “hosting” ficarão activos apenas no próximo ano, sendo que serão gratuitos na esperança de atrair novos clientes: o WhatsApp cobra entre 0,5 e 9 cêntimos por cada mensagem entregue.
«A receita é pequena hoje, em comparação com o Facebook, mas achamos que a oportunidade é bastante grande», adianta Matt Idema, citado pela Reuters. Ao todo, mais de 175 milhões de pessoas interagem com um negócio via WhatsApp, todos os dias.