Facebook vai ajudar pequenos negócios a criarem lojas online

Ajudar no processo de digitalização de pequenos negócios é o objectivo do Facebook ao lançar uma ferramenta que permite criar lojas online dentro da sua própria plataforma. Facebook Shops chega em plena pandemia, quando muitas empresas e marcas de dimensão mais reduzida enfrentam problemas em sobreviver.

A loja criada através do Facebook Shops poderá ser acedida pelos clientes tanto através do Facebook como do Instagram. Segundo explica a empresa liderada por Mark Zuckerberg, é uma funcionalidade totalmente gratuita e personalizável: os negócios podem escolher os produtos que querem integrar na loja e determinar também alguns aspectos estéticos deste espaço virtual.

“Isto significa que qualquer vendedor, independentemente do tamanho ou orçamento, pode levar o seu negócio para o online e ligar-se a clientes onde quer ou quando quer que seja conveninente para eles”, explica ainda o Facebook na sua área de imprensa.

Quanto aos clientes, podem encontrar estas lojas também através de stories ou anúncios. Lá chegados, têm oportunidade conhecer melhor o catálogo de artigos, salvar produtos em que tenham ficado interessados e fazer uma encomenda.

No futuro, explica o Facebook, a ideia é que também seja possível fazer uma compra directamente a partir de uma conversa no WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct. Para já, estes canais de conversação servem apenas para tirar dúvidas com as lojas.

O Facebook adianta ainda que também está a testar uma forma de integrar programas de fidelização na rede social. A ideia é que os utilizadores possam ter acesso a informação sobre pontos que tenham em determinada loja e monitorizar as recompensas.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...