Compras e levantamentos no Multibanco caíram 8,5% em Dezembro
Este Natal os portugueses usaram menos o cartão Multibanco para realizar as suas compras. Entre 1 e 31 de Dezembro, foram realizadas 75 milhões de operações, o que representa uma quebra de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
No período em análise, também o montante total movimentado registou uma quebra de 6,8%, apesar de o valor médio por compra ter subido 1,9%, para 42 euros, segundo dados revelados em nota de imprensa pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que gere a Rede Multibanco. No caso dos levantamentos, o número de operações apresentou um aumento residual (0,3%), mas o montante levantado caiu 2,2% e o valor médio reduziu 2,6%.
Globalmente, verificou-se um decréscimo de 267 milhões de euros no montante total movimentado na Rede Multibanco, o que significa uma redução de cerca de 5% face a igual período de 2011. No total, foram movimentados 5,41 mil milhões de euros em levantamentos e compras, ou seja, cerca de 174,5 milhões de euros transaccionados por dia e 3,4 milhões de operações por dia.
As compras (em valor) recuaram em todos os estabelecimentos em relação a Dezembro de 2011, quer seja no comércio a retalho (-4,5%), supermercados e hipermercados (-5%) ou o canal Horeca (-3%), adianta a SIBS.
Apesar destes números, Dezembro de 2012 fica marcado pelo dia em que foram feitos levantamentos recorde na Rede Multibanco. Foi o dia 21 de Dezembro, quando foram registados 1,8 milhões de levantamentos no valor de cerca de 137 milhões de euros. Neste dia, os portugueses levantaram em média 75 euros.