Compras e levantamentos no Multibanco caíram 8,5% em Dezembro

Este Natal os portugueses usaram menos o cartão Multibanco para realizar as suas compras. Entre 1 e 31 de Dezembro, foram realizadas 75 milhões de operações, o que representa uma quebra de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

No período em análise, também o montante total movimentado registou uma quebra de 6,8%, apesar de o valor médio por compra ter subido 1,9%, para 42 euros, segundo dados revelados em nota de imprensa pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que gere a Rede Multibanco. No caso dos levantamentos, o número de operações apresentou um aumento residual (0,3%), mas o montante levantado caiu 2,2% e o valor médio reduziu 2,6%.

Globalmente, verificou-se um decréscimo de 267 milhões de euros no montante total movimentado na Rede Multibanco, o que significa uma redução de cerca de 5% face a igual período de 2011. No total, foram movimentados 5,41 mil milhões de euros em levantamentos e compras, ou seja, cerca de 174,5 milhões de euros transaccionados por dia e 3,4 milhões de operações por dia.

As compras (em valor) recuaram em todos os estabelecimentos em relação a Dezembro de 2011, quer seja no comércio a retalho (-4,5%), supermercados e hipermercados (-5%) ou o canal Horeca (-3%), adianta a SIBS.

Apesar destes números, Dezembro de 2012 fica marcado pelo dia em que foram feitos levantamentos recorde na Rede Multibanco. Foi o dia 21 de Dezembro, quando foram registados 1,8 milhões de levantamentos no valor de cerca de 137 milhões de euros. Neste dia, os portugueses levantaram em média 75 euros.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...