Como vai a guerra da Rússia afectar o mercado das agências de publicidade
A guerra começou hoje na Ucrânia, após forças militares russas terem bombardeado diversas cidades fronteiriças esta madrugada. Embora “incerteza” seja a palavra que melhor pode definir a situação que se desenrola actualmente, sabe-se que as sanções económicas já começaram a afectar a Rússia. E como será que as medidas vão impactar as agências de publicidade internacionais no país invasor?
De acordo com o The Drum, agências como a OMD, PHD, BBDO, WPP, Dentsu, Publicis, Havas e IPG têm escritórios em Moscovo. Para já, «o mais importante é a segurança e a saúde» dos colaboradores, salienta Giuliu Malegori, CEO da região EMEA da Dentsu. Ainda assim, os olhos estão postos no que o futuro próximo pode trazer aos negócios das empresas.
«Embora as nossas operações na Rússia continuem a decorrer normalmente, estamos atentos ao impacto que a situação pode ter nas nossas pessoas, nos nossos clientes e nas comunidades onde actuamos. Como tal, estamos focados em apoiar os nossos clientes, de forma a minimizar quaisquer potenciais efeitos nas nossas actividades comerciais.»
Grande parte das sanções económicas contra a Rússia tem como alvo instituições financeiras ou indivíduos específicos, contudo, o impacto na moeda russa deverá trazer consequências aos negócios das agências. O rublo russo atingiu hoje um mínimo histórico – 89,98 rublos equivalem agora a um dólar.
George A Lopez, professor emérito de estudos sobre a paz na Universidade de Notre Dame, referiu ao The Drum que «qualquer empresa norte-americana a operar na Rússia está prestes a sofrer problemas relativos a operações financeiras». Além disso, deixa o alerta: à medida que as sanções avançam, os clientes das agências vão ser cada vez mais afectados e, provavelmente, terão de procurar parceiros locais, ao invés de internacionais, para manter certas funcionalidades publicitárias operacionais no país.